Governo brasileiro minimiza proibição de entrada de brasileiros nos EUA

O pragmatismo de Trump ao barrar brasileiros e viajantes vindos do Brasil não impressionou o governo
O pragmatismo de Trump ao barrar brasileiros e viajantes vindos do Brasil não impressionou o governo
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Ontem (24) o Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou que estava suspendendo as viagens para os Estados Unidos para cidadãos não norte-americanos que estiveram recentemente no Brasil. Atualmente, o Brasil encontra-se como um dos países América Latina com mais casos de Covid-19.

O anúncio do Brasil seguiu restrições semelhantes nas viagens da China, Irã e Reino Unido, na tentativa de Trump de impedir um aumento de casos nos EUA. Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany: "A ação de hoje ajudará a garantir que os estrangeiros que estão no Brasil não se tornem uma fonte de infecções adicionais em nosso país".

Do lado brasileiro, a medida adotada surpreendeu alguns políticos e confirmou o que era esperado por vir para outros. A atual política do Governo Bolsonaro altamente próxima da política americana gera atritos nas formas de como melhor conduzir a política externa brasileira construída nos últimos anos. Apesar da declarada amizade entre os dois presidentes, pouco se tem visto de ajuda pelo lado americano para amenizar a situação em solo brasileiro.

Mas, apesar de extremamente pragmática e sem muito diálogo entre os presidentes, do lado brasileiro a medida foi aceita sem agravos e como oportunidade para reforçar a cooperação entre os dois países e alfinetar as medidas estaduais, conforme os tuítes do Assessor de Política Internacional da presidência, Filipe Martins:

Com isso, Filipe instiga que a medida não é discriminatória, mas sim sanitária, e o Ministério das Relações Exteriores também emitiu nota sobre o caso afirmando que ambos os países “têm mantido importante cooperação bilateral no combate à Covid-19”.

Entretanto, os Senadores e demais políticos como o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), afirmou que esta medida mostra como o Brasil precisa urgentemente melhorar o enfrentamento ao vírus, já que as respostas dadas até o momento não estão surtindo efeito com o alto número de mortes diárias.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: