Os 10 melhores filmes originais Netflix em 2020, segundo o Rotten Tomatoes

Lista apresenta os filmes com melhor média de aprovação no site agregador de críticas
Lista apresenta os filmes com melhor média de aprovação no site agregador de críticas
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A enorme gama de opções de filmes nas redes de streaming motiva os consumidores a buscarem cada vez mais conteúdos de qualidade, já que se torna praticamente impossível acompanhar todos os lançamentos. Pensando nisso, o Diário 24 Horas consultou o Rotten Tomatoes, site norte-americano que agrega críticas de cinema e televisão, para listar as melhores opções originais lançadas pela plataforma em 2020.

Na pesquisa, também foi possível perceber uma alta disparidade entre a crítica especializada e opiniões do público geral em algumas produções, portanto, escolhemos os 10 títulos com melhor equilíbrio entre audiência e críticos, e já adiantamos que as cinco primeiras colocações foram dominadas por excelentes documentários, seguidos por alguns filmes que movimentaram bastante as redes sociais.

Confira a lista a seguir, em ordem decrescente:

10. Joias Brutas

Lançado em 31 de janeiro na Netflix, o longa-metragem que garantiu o prêmio Independent Spirit de melhor ator para Adam Sandler tem 92% de aprovação da crítica especializada e inexplicável 52% do público, quase perdendo a vaga na décima colocação da lista. Média final: 72%. 

09. O Poço

O filme de suspense e terror dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia conseguiu entrar na lista de destaques da Netflix logo após o lançamento, com um retrato distópico da disparidade de classes em uma prisão vertical. O filme tem 82% de aprovação dos críticos e 71% da audiência. Média final: 76,5%.

08. The Willoughbys

A única animação da lista é uma aventura atraente, com mesclas de tolice infantil e emoções genuínas em uma diversão garantida à família, recheada de mensagens importantes sobre presença paterna e sonhos. A avaliação é de 90% dos críticos e 65% do público geral. Média final: 77,5%.

07. Notas de Rebeldia

Dirigido por Prentice Penny, o filme conta a história de um jovem apaixonado por vinho, Elijah (Mamoudou Athie), que divide o sonho de ser Master Sommelier com as expectativas do seu pai de que ele assuma os negócios da família. A trama garantiu 93% de aprovação da crítica e 69% dos espectadores. Média final: 81%.

06. Você Nem Imagina

Sucesso de público, o filme de Alice Wu acerta cheio em múltiplos aspectos, desde a forma com que relata uma adolescência baseada nas experiências de vida da cineasta até a escolha da trilha sonora. Aqui, as avaliações começam a ficar mais equilibradas: 96% da crítica e 81% do público. Média final: 88,5%.

05. LA Originals

Com participação de Snoop Dog, Blink-182, Eminem e outros astros, o filme explora a cultura e os marcos do movimento chicano e da arte de rua que cimentou o status de Mister Cartoon e Estevan Oriol como lendas do hip hop nos bastidores. O próprio Oriol dirigiu o documentário, que conseguiu 85% de aprovação da crítica e 97% de aprovação do público. Média final: 91,5%.

04. Atrás da Estante (Circus Of Books)

Neste documentário, a filha do casal judeu que gerenciou a Circus of Books, famosa livraria e sex shop gay de Los Angeles, reúne depoimentos dos pais e relembra toda a trajetória até a popularização do estabelecimento em uma época marcada pelo duro preconceito. No Rotten, a aprovação dos críticos é de 98%, e 85% do público, empatando com LA Originals, mas garantindo a quarta colocação pela maior quantidade de votos na plataforma. Média final: 91,5%.

03. Miss Americana

O filme traça um olhar envolvente dos bastidores do fenômeno cultural que acabou se tornando uma das maiores estrelas da música pop. Sucesso de público, o documentário também conseguiu destaque absoluto nas resenhas, com 92% de aprovação da crítica especializada e 92% da audiência. Média final: 92%.

02. Crip Camp: Revolução Pela Inclusão

Com direção de Nicole Newnham e Jim LeBrecht, o filme exibe um acampamento de verão inovador que motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de caminhos alternativos para um mundo cada vez mais livre de desigualdades. Aqui, a aprovação da crítica é de 100%, contra 91% do público geral. Média final: 95,5%.

01. Secreto e Proibido

Uma incrível história de amor também pode ser contada através de um documentário, e é isso que "Secreto e Proibido" mostra desde os primeiros relatos sobre a união de Terry Donahue e Pat Henschel, duas mulheres que mantiveram um relacionamento amoroso disfarçado de amizade por quase setenta anos. Ryan Murphy ("Hollywood", "Glee") é o produtor do documentário, dirigido por Chris Bolan. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: