Os 10 melhores filmes originais Netflix em 2020, segundo o Rotten Tomatoes


A enorme gama de opções de filmes nas redes de streaming motiva os consumidores a buscarem cada vez mais conteúdos de qualidade, já que se torna praticamente impossível acompanhar todos os lançamentos. Pensando nisso, o Diário 24 Horas consultou o Rotten Tomatoes, site norte-americano que agrega críticas de cinema e televisão, para listar as melhores opções originais lançadas pela plataforma em 2020.
Na pesquisa, também foi possível perceber uma alta disparidade entre a crítica especializada e opiniões do público geral em algumas produções, portanto, escolhemos os 10 títulos com melhor equilíbrio entre audiência e críticos, e já adiantamos que as cinco primeiras colocações foram dominadas por excelentes documentários, seguidos por alguns filmes que movimentaram bastante as redes sociais.
Confira a lista a seguir, em ordem decrescente:
10. Joias Brutas
Lançado em 31 de janeiro na Netflix, o longa-metragem que garantiu o prêmio Independent Spirit de melhor ator para Adam Sandler tem 92% de aprovação da crítica especializada e inexplicável 52% do público, quase perdendo a vaga na décima colocação da lista. Média final: 72%.
09. O Poço
O filme de suspense e terror dirigido por Galder Gaztelu-Urrutia conseguiu entrar na lista de destaques da Netflix logo após o lançamento, com um retrato distópico da disparidade de classes em uma prisão vertical. O filme tem 82% de aprovação dos críticos e 71% da audiência. Média final: 76,5%.
08. The Willoughbys
A única animação da lista é uma aventura atraente, com mesclas de tolice infantil e emoções genuínas em uma diversão garantida à família, recheada de mensagens importantes sobre presença paterna e sonhos. A avaliação é de 90% dos críticos e 65% do público geral. Média final: 77,5%.
07. Notas de Rebeldia
Dirigido por Prentice Penny, o filme conta a história de um jovem apaixonado por vinho, Elijah (Mamoudou Athie), que divide o sonho de ser Master Sommelier com as expectativas do seu pai de que ele assuma os negócios da família. A trama garantiu 93% de aprovação da crítica e 69% dos espectadores. Média final: 81%.
06. Você Nem Imagina
Sucesso de público, o filme de Alice Wu acerta cheio em múltiplos aspectos, desde a forma com que relata uma adolescência baseada nas experiências de vida da cineasta até a escolha da trilha sonora. Aqui, as avaliações começam a ficar mais equilibradas: 96% da crítica e 81% do público. Média final: 88,5%.
05. LA Originals
Com participação de Snoop Dog, Blink-182, Eminem e outros astros, o filme explora a cultura e os marcos do movimento chicano e da arte de rua que cimentou o status de Mister Cartoon e Estevan Oriol como lendas do hip hop nos bastidores. O próprio Oriol dirigiu o documentário, que conseguiu 85% de aprovação da crítica e 97% de aprovação do público. Média final: 91,5%.
04. Atrás da Estante (Circus Of Books)
Neste documentário, a filha do casal judeu que gerenciou a Circus of Books, famosa livraria e sex shop gay de Los Angeles, reúne depoimentos dos pais e relembra toda a trajetória até a popularização do estabelecimento em uma época marcada pelo duro preconceito. No Rotten, a aprovação dos críticos é de 98%, e 85% do público, empatando com LA Originals, mas garantindo a quarta colocação pela maior quantidade de votos na plataforma. Média final: 91,5%.
03. Miss Americana
O filme traça um olhar envolvente dos bastidores do fenômeno cultural que acabou se tornando uma das maiores estrelas da música pop. Sucesso de público, o documentário também conseguiu destaque absoluto nas resenhas, com 92% de aprovação da crítica especializada e 92% da audiência. Média final: 92%.
02. Crip Camp: Revolução Pela Inclusão
Com direção de Nicole Newnham e Jim LeBrecht, o filme exibe um acampamento de verão inovador que motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de caminhos alternativos para um mundo cada vez mais livre de desigualdades. Aqui, a aprovação da crítica é de 100%, contra 91% do público geral. Média final: 95,5%.
01. Secreto e Proibido
Uma incrível história de amor também pode ser contada através de um documentário, e é isso que "Secreto e Proibido" mostra desde os primeiros relatos sobre a união de Terry Donahue e Pat Henschel, duas mulheres que mantiveram um relacionamento amoroso disfarçado de amizade por quase setenta anos. Ryan Murphy ("Hollywood", "Glee") é o produtor do documentário, dirigido por Chris Bolan.
