Cidade Alerta erra feio e Luiz Bacci é detonado ao vivo por filha de homem assassinado

Amanda ficou inconformada com as informações distorcidas divulgadas pelo programa.
Amanda ficou inconformada com as informações distorcidas divulgadas pelo programa.
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Conhecido pelas estratégias sensacionalistas ao noticiar casos de violência, o Cidade Alerta protagonizou mais um grande vexame na última terça-feira (9), depois que destacou a cobertura de um assassinato com a tarja "urgente", apresentando a vítima como agiota e apontando relatos de uma suposta briga com uma amante. Para piorar, o programa escalou a repórter Luiza Zanchetta para entrevistar Amanda, a filha do homem encontrado morto, em frente à sua casa. O resultado foi uma bronca seguida por lições de jornalismo da jovem, que não se conformou com a forma utilizada pelo jornal para informar sobre o momento trágico vivido pela família e disparou críticas a Luiz Bacci e o restante da equipe. 

"Eu perdi meu pai hoje e não estou vendo um pingo de respeito aqui. Vocês falando que ele é agiota, gente! Como assim, qual é essa informação? Da onde vocês tiraram isso, por favor? Eu acho que vocês têm que ter um pingo de consideração!", disparou a mulher, deixando a repórter em uma tremenda saia justa. "A polícia não confirma essa informação, Bacci, mas eu conversei com vizinhos que conhecem bem o Josenildo", disse a entrevistadora, que também mandou mais uma carta fora, já que, em seguida, Amanda revelou o verdadeiro nome do pai: "Nem o nome vocês estão passando direito, gente, como vocês vão passar a profissão do meu pai? Meu pai tinha casa de aluguel e o nome dele é Josivaldo". 

A partir dali, o Cidade Alerta exibiu evidências concretas de que não confere ao jornalismo a mínima relevância que deveria, ignorando os fatos e sustentando notícias em rede nacional com base em informações obtidas em rápidas conversas com vizinhos que sequer podem comprovar seus relatos. Um exemplo disso foi a tentativa da repórter em manter a versão do programa com o argumento de que "a gente não pode descartar essa possibilidade". Como resposta, Amanda mandou mais uma lição: "Vocês não podem afirmar uma coisa. De repente, vocês vêm com suposições de vizinho? Achei que o jornalismo da Record era mais responsável".

Confira a reportagem:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: