Elon Musk afirma que SpaceX irá construir espaçoportos em alto mar para a Starship

Plataformas flutuantes de petróleo podem ser recondicionadas, segundo o CEO
Plataformas flutuantes de petróleo podem ser recondicionadas, segundo o CEO
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, está contratando "engenheiros de operações offshore" para ajudar a desenvolver espaçoportos flutuantes para a Starship, seu sistema de transporte de última geração projetado para transportar cargas e até cem passageiros para lugares como a Lua e Marte. "A SpaceX está construindo espaçoportos flutuantes e super pesados ​​para Marte, lua e viagens hipersônicas pela Terra", disse Musk via Twitter na última terça-feira (16), em resposta a um tweet que chamou a atenção para o aviso de contratação da SpaceX.

O plano do espaçoporto em alto mar, por si só, não é novo, já que a SpaceX há muito tempo fala sobre essa possibilidade. Por exemplo, as animações de Starship que Musk revelou em 2017 retratam a dupla gigante de naves espaciais (então conhecida como BFR) sendo lançada a partir de uma plataforma offshore. E no início deste mês, Musk twittou que a SpaceX está considerando três locais de lançamento para suas primeiras missões da Starship: a Space Coast da Flórida; a instalação no sul do Texas, perto da vila de Boca Chica, onde os protótipos da Starship estão sendo construídos e testados; e plataformas offshore.

Musk também revelou alguns novos detalhes sobre o plano. Um usuário do Twitter, por exemplo, perguntou se os espaçoportos flutuantes seriam plataformas de petróleo recondicionadas e se os passageiros da Starship seriam transportados para eles via Hyperloop, a ideia de transporte a vácuo que Musk propôs em 2012. O empresário bilionário respondeu: "Praticamente."

Musk também disse que as construções offshore serão suficientemente distantes do litoral. "Precisamos estar longe o suficiente para não incomodar áreas densamente povoadas. O lançamento e o pouso não são sutis. Mas você pode chegar a alguns quilômetros do espaçoporto em um barco", disse ele em outro tuíte. O pouso que ele mencionou é o Super Heavy, o primeiro estágio de 31 motores necessário para tirar a nave estelar de 100 passageiros da superfície da Terra.

O Super Heavy voltará à Terra para um pouso vertical logo após a decolagem, como fazem os boosters de primeiro estágio dos foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy da SpaceX. A sonda Starship terá seis motores próprios e será poderosa o suficiente para se lançar da Lua e de Marte, ambos com força gravitacional muito mais fraca do que a Terra, segundo novas informações de Musk sobre a capacidade das espaçonaves.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: