Glastonbury Experience 2020 comemora o 50º aniversário do festival; Onde assistir

Festival mantém atividades em ambiente virtual após cancelamento devido ao coronavírus
Festival mantém atividades em ambiente virtual após cancelamento devido ao coronavírus
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Há 50 anos, Michael e Gene Eavis se apresentavam para 1.000 amantes da boa música que, na época, pagavam apenas uma libra por ingresso. Desde então, o festival de Glastonbury evoluiu para um dos maiores do mundo, com estruturas gigantescas e público do mundo inteiro, com as já características bandeiras espalhadas pela plateia. 

Alcançando uma audiência de quase 21 milhões nos últimos 50 anos, o Glastonbury se tornou global e atraiu estrelas dos mais variados estilos, de David Bowie e Adele a Beyoncé e Jay-Z. A maioria deles se apresentou no "palco pirâmide" - o palco principal - que é construído ao redor de uma árvore que o bisavô de Eavis plantou quando ele comprou a terra.

Embora o festival deste ano estivesse originalmente previsto para este fim de semana (25 a 29 de junho), o evento anual foi cancelado devido ao coronavírus, juntamente com outros festivais. Entretanto, por mais que não seja a mesma atmosfera - a menos que você tenha uma fazenda de 900 acres totalmente dominada por uma mega estrutura sonora e de iluminação - o evento manterá as atividades em ambiente virtual, com o Glastonbury Experience 2020, anunciado por Michael e sua filha Emily Eavis e promovido pela BBC.

O evento começou na última quinta-feira (25) e se estenderá até segunda (29), mantendo o mesmo período do festival que seria realizado presencialmente. Nesta sexta-feira (26), o canal BBC2 irá transmitir momentos inéditos ou raramente mostrados, incluindo destaques da apresentação dos Rolling Stones em 2013, a performance de PJ Harvey em 2004 logo após o lançamento de seu sexto álbum solo, Uh Huh Her, além de Lizzo em uma performance acústica inicial na área de jardins da BBC, e a estreia de Florence & The Machine em um dos principais palcos de 2010, entre vários outros momento icônicos, como a apresentação do Oasis em 1994, realizada exatamente no dia 26 de junho. 

Para assistir ao Glastonbury Experience 2020 na íntegra e ao vivo, entretanto, será necessário obter acesso a um dos canais oficiais da BBC, o BBC iPlayer e o BBC Sounds, que funcionam primordialmente dentro do Reino Unido. Para conseguir acessar os servidores, é necessário utilizar serviços de VPN, mais indicados para usuários avançados ou aqueles que não façam oposição aos riscos de falhas no dispositivo. No Twitter, alguns usuários compartilham suas experiências para tentar acessar os canais da BBC e, em alguns casos, os relatos são de sucesso. Confira, a seguir, a dica de uma internauta para assistir ao conteúdo especial:

Para quem não quiser arriscar, vale ressaltar que o canal BBC Music, no YouTube, está publicando novos vídeos da maratona a todo instante e tem agendadas várias transmissões ao vivo de trechos de shows para o final de semana. Às 18h, ninguém menos que Beyoncé aparecerá performando Crazy in love na apresentação de 2011, e mais tarde, às 19h30, um momento icônico: Jay-Z entra no palco com uma guitarra e executa Wonderwall, em resposta à polêmica gerada pela suposta desaprovação de Noel Gallagher à participação do rapper no festival. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: