Ennio Morricone morre aos 91 anos; Relembre as músicas do gênio da trilha sonora

Compositor deixa um legado histórico para a música e o cinema mundial
Compositor deixa um legado histórico para a música e o cinema mundial
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O vencedor do Oscar, Ennio Morricone, criador das trilhas sonoras de "Três Homens em Conflito" e "A Missão" e um dos compositores mais respeitados da história do cinema, morreu aos 91 anos, no início desta segunda-feira (6) em uma clínica, em Roma, para onde foi levado logo após sofrer uma queda que causou uma fratura no quadril, disse seu advogado Giorgio Asumma à agência de notícias italiana ANSA.

Logo após a morte de Morricone ser confirmada, o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte twittou: “Sempre lembraremos, com infinita gratidão, o gênio artístico do Maestro #EnnioMorricone. Isso nos fez sonhar, sentir-se animado, refletir, escrevendo notas memoráveis ​​que permanecerão indeléveis na história da música e do cinema.”

Estima-se que aproximadamente 500 partituras do maestro italiano para filmes e televisão, compostas por mais de 50 anos, constituam um recorde no cinema ocidental pela quantidade de obras, cujos principais destaques se tornaram clássicos eternos dos chamados Spaghetti Western ocidentais dos anos 60. Morricone foi indicado seis vezes ao Oscar, por "Cinzas no Paraíso" (1978), "A Missão" (1986), "Os Intocáveis" (1987), "Bugsy" (1991), "Malèna" (2000) e "Os Oito Odiados" (2015), garantindo a estatueta no último deles, além de ter recebido, em 2006, o Oscar honorário por suas "magníficas e multifacetadas contribuições à arte da música cinematográfica".

Morricone aprendeu música nos moldes clássicos, insistindo em orquestrar pessoalmente todas as notas de suas partituras. Seus resultados eram sempre únicos e inovadores, criando particularidades pessoais que o tornaram um mestre para inúmeras gerações, unindo orquestras recheadas de instrumentos com assobios, sinos, guitarras elétricas, coros e vocais soprano sem palavras. 

Artistas de todos os gêneros de música prestaram homenagem ao maestro, incluindo o violoncelista Yo-Yo Ma em um álbum clássico de 2004 e o tributo "We All Love Ennio Morricone", com Celine Dion, Bruce Springsteen e Metallica, em 2007. Estima-se que seus álbuns tenham vendido mais de 50 milhões de unidades em todo o mundo. Além de seu Oscar honorário, ele recebeu sete dos prêmios italianos David di Donatello, outro Globo de Ouro por “A Lenda do Pianista do Mar” (1998), um Grammy e outro BAFTA por “Os Intocáveis”, o Golden Soundtrack Award da ASCAP e o prêmio de realização de carreira do Film Music Society.

Relembre as principais músicas de Ennio Morricone, o gênio das trilhas sonoras:

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: