Avianca Brasil tem falência decretada pela Justiça

As operações da empresa foram paralisadas em maio de 2019
As operações da empresa foram paralisadas em maio de 2019
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

Após mais de um ano em crise, com pagamentos de passagens canceladas, venda de todos os seus produtos e realocação de equipe, a Justiça brasileira decretou hoje (14) a falência da companhia aérea Avianca Brasil. A partir de agora, a empresa terá 60 dias para apresentar a relação dos seus ativos.

Em ação na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limong acatou a solicitação feita na semana passada pela empresa de ter sua falência decretada por não conseguir cumprir o plano traçado de recuperação judicial. O mesmo pedido foi recomendado pela administradora judicial Alvarez & Masal que tem acompanhado a recuperação judicial.

A empresa possui dívidas superiores a R$2,7 bilhões e iniciou o processo de recuperação judicial em dezembro de 2018, estando inoperante desde maio de 2019. Apesar da necessidade de apresentação de ativos, os credores da empresa avaliam que a mesma não possui meios de quitar a dívida.

Apesar das tentativas de venda de alguns bens, a empresa não conseguir pagar nem os créditos trabalhistas, que têm pagamento preferencial no plano de recuperação judicial. A companhia aérea chegou a ter 5.300 funcionários, segundo o sindicato dos aeroviários. Um mês antes da paralisação em 2019, a companhia foi obrigada a devolver os aviões que usava para os arrendadores.

A Avianca Brasil não deve ter ativos nem para o pagamento de créditos trabalhistas
A Avianca Brasil não deve ter ativos nem para o pagamento de créditos trabalhistas
A Avianca Brasil não deve ter ativos nem para o pagamento de créditos trabalhistas

O momento de queda da Avianca veio após um considerável período de sucesso, já que a companhia aérea chegou a ocupar o posto de quarta maior empresa de aviação do país, graças ao seu baixo custo.

Mesmo sem operar mais no Brasil, é possível voar pelo grupo Avianca Internacional, partindo de São Paulo com destinos como Bogotá, Nova York, San José da Costa Rica, entre outros países. A holding internacional realizou um trabalho no ano passado de dissociação da imagem da Avianca Brasil, mostrando que ainda está operando e com as contas no azul.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: