Dario Messer diz quem também era doleiro da família Marinho, donos da Rede Globo

Durante o Jornal Nacional desta sexta-feira (14) a Globo negou as acusações.
Durante o Jornal Nacional desta sexta-feira (14) a Globo negou as acusações.
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O doleiro dos doleiros Dario Messer, em delação ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro na última quarta-feira (12), informou que, durante a década de 90, entregava quantias entre US$ 50 mil e US$ 300 mil a membros da família Marinho, donos da Rede Globo.

Messer ganhou notoriedade com a descoberta de esquemas criminosos liderados por Sérgio Cabral (MDB-RJ), ex-governador do Rio de Janeiro preso pela Lava Jato desde 2016. Procuradores da Operação Lava Jato acreditam que as informações de Dario Messer em sua delação possuem alto potencial para identificar autoridades do Rio de Janeiro e outros estados envolvidas em atos de corrupção.

A informação foi veiculada ontem (14) na revista Veja e negada durante a programação do Jornal Nacional da emissora. Messer informou em sua delação que as entregas de dinheiro eram feitas por seus funcionários e aconteciam duas ou três vezes ao mês na própria sede da TV Globo, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. 

Dario Messer disse que Irineu Roberto Marinho e José Roberto Marinho eram os destinatários do dinheiro, respectivamente, vice-presidente do Grupo Globo e presidente do conselho de administração do Grupo Globo. Apesar de saber os contatos, Messer disse que nunca se encontrou com os empresários pessoalmente e também não apresentou provas. O funcionário que receberia os valores foi identificado como José Aleixo. Segundo suas informações, os valores seriam compensados pelos Marinho no exterior.

Em nota, a família Marinho declarou que “Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho não têm nem nunca tiveram contas não declaradas às autoridades brasileiras no exterior. Da mesma maneira, nunca realizaram operações de câmbio não declaradas às autoridades”. O texto foi lido ao vivo pelo jornalista e apresentador William Bonner durante a programação do telejornal global.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: