Armazenamento ilimitado do Google Fotos deixará de ser gratuito em 2021

A empresa manterá um limite de 15GB na versão gratuita do serviço
A empresa manterá um limite de 15GB na versão gratuita do serviço
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Após cinco anos oferecendo backups de fotos gratuitos e ilimitados, o Google Fotos começará a cobrar pelo armazenamento acima de 15 GB a partir de 1º de junho de 2021, junto com outras mudanças na política do Google Drive, incluindo a contagem de documentos e planilhas do Google Workspace, que terá exatamente o mesmo limite. O Google também está introduzindo uma nova política de exclusão de dados de contas inativas que não foram conectadas a pelo menos dois anos.

Todas as fotos e documentos carregados antes de 1º de junho não contarão com o limite de 15 GB, então você tem bastante tempo para decidir se deseja continuar usando o Google Fotos ou mudar para outro provedor de armazenamento em nuvem para suas fotos. 

O Google já contabiliza os uploads de fotos de “qualidade original” em relação ao limite de armazenamento do Google Fotos. No entanto, tirar backups ilimitados de fotos e vídeos de "alta qualidade" (que são compactados automaticamente para armazenamento mais eficiente) também tira um dos maiores argumentos de venda do serviço. 

A empresa aponta que oferece mais armazenamento gratuito do que outros - você obtém 15 GB em vez dos insignificantes 5 GB que o iCloud da Apple oferece, por exemplo - e também afirma que 80% dos usuários do Google Fotos não atingirão o limite de 15 GB por pelo menos três anos.

O Google enviará alertas e avisos quando você começar a se aproximar desse limite e incluirá novas ferramentas de gerenciamento de armazenamento no Google Fotos, incluindo uma ferramenta que torna mais fácil encontrar e excluir fotos indesejadas, encontrando automaticamente fotos que estejam com problemas de foco ou capturas de tela. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: