Glenn Close relembra derrota de Fernanda Montenegro para Gwyneth Paltrow no Oscar: 'não faz sentido'

A brilhante performance de Montenegro em 'Central do Brasil' passou em branco na cerimônia de 1999
A brilhante performance de Montenegro em 'Central do Brasil' passou em branco na cerimônia de 1999
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A atriz Glenn Close concedeu uma entrevista à ABC para promover o drama "Era Uma Vez um Sonho" e acabou mencionando, em determinado trecho, o polêmico resultado do Oscar de 1999, em que um dos filmes mais superestimados do cinema, "Shakespeare Apaixonado", ganhou sete estatuetas, incluindo a de melhor atriz para Gwyneth Paltrow. Na época, a categoria também era disputada por Fernanda Montenegro, que desempenhou um brilhante papel em "Central do Brasil", e o resultado, até hoje, gera revolta entre os brasileiros. 

"Eu me lembro o ano em que Gwyneth Paltrow ganhou de uma atriz incrível de 'Central do Brasil' [Fernanda Montenegro]. Sabe, isso não faz sentido", declarou Close, que já recebeu 13 indicações ao Oscar e, até hoje, não ganhou em nenhuma ocasião. Ela fez parte do júri do Festival de Cinema de Tribeca em 2004, que consagrou Montenegro vencedora da categoria de Melhor Atriz graças à atuação em "O Outro Lado da Rua". 

"Central do Brasil" concorreu nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme Estrangeiro, mas não levou nenhuma das duas estatuetas, já que "A Vida é Bela" foi escolhido como o melhor filme em língua não-inglesa. 

No filme brasileiro, Montenegro dá vida à amargurada ex-professora Dora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas contarem o que querem às suas famílias. Sua trajetória muda completamente quando Josué, o filho de uma de suas clientes, fica sozinho após a morte da mãe em um acidente de ônibus. Relutante em ajudar o menino, Dora acaba se juntando a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai do garoto. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: