Joseph Safra, o homem mais rico do Brasil, morre aos 82 anos


O fundador do Grupo Safra, Joseph Safra, morreu nesta quinta-feira (10) aos 82 anos. A assessoria de imprensa do Banco Safra confirmou a notícia através de um comunicado pela manhã. "É com imenso pesar que comunicamos o falecimento, nesta data, do Sr. Joseph Safra, aos 82 anos, de causas naturais", diz o texto.
Com uma fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões, segundo o último balanço do ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes Brasil, Safra era considerado o homem mais rico do país. Ele nasceu em 1938 em Beirute, no Líbano, e veio para o Brasil na década de 1960 com o intuito de continuar os negócios do pai.
Safra já era descendente de uma longa linhagem de banqueiros, começando a trabalhar no ramo desde cedo com seu pai, de quem herdou um extremo conservadorismo financeiro que, de certa forma, o levou ao primeiro lugar do ranking de bilionários, eliminando grandes riscos e mantendo liquidez necessária pra que o banco mantenha os padrões de venda.
Paralelamente ao setor financeiro, a família Safra também é reconhecida pelos atos filantrópicos, com grandes doações para museus, hospitais e à comunidade judaica.
Antes de se juntar ao pai e aos irmãos no Brasil, Joseph Safra foi para a Inglaterra concluir os estudos e, posteriormente, foi aos Estados Unidos trabalhar no Bank of America. Somente em 1962, após uma passagem pela Argentina, ele viajou para São Paulo, onde continuaria os negócios da instituição financeira fundada cinco anos antes pelo pai.
