Sputnik V: Vacina russa tem eficácia de 91,6% contra Covid-19

Os resultados preliminares são baseados na análise de dados de mais de 20.000 voluntários
Os resultados preliminares são baseados na análise de dados de mais de 20.000 voluntários
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia, tem 91,6% de eficácia contra o coronavírus sintomático, sugeriram resultados de testes provisórios. Os resultados preliminares são baseados na análise de dados de mais de 20.000 voluntários, divididos entre doses reais do composto e placebo. 

Nenhum evento adverso sério foi considerado associado à vacinação, e a maioria dos efeitos colaterais relatados foram leves, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, dor no local da injeção e fraqueza ou baixa energia, escreveram os pesquisadores no jornal The Lancet.

A vacina, que é apoiada pelo Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), é administrada em duas injeções com 21 dias de intervalo. Nos 21 dias após a primeira dose, ocorreram 16 casos de Covid-19 nas 14.964 pessoas (0,1%) no grupo da vacina e 62 casos da doença nos 4.902 indivíduos (1,3%) no grupo do placebo.

O ensaio incluiu 2.144 participantes com 60 anos ou mais; neste subconjunto, a vacina teve 91,8% de eficácia contra doenças sintomáticas.

A Sputnik V é baseada em uma versão modificada do adenovírus, um vírus do resfriado comum. Ele é adaptado para transportar instruções genéticas para fazer a proteína do pico do coronavírus, que é transmitida às células humanas. A proteína de pico do coronavírus fabricada então dispara uma resposta imune para proteger contra Covid-19.

A vacina usa dois adenovírus humanos diferentes para tentar desencadear uma resposta imunológica mais forte e de longo prazo. O emprego de um vetor diferente para a segunda dose é projetado para diminuir o risco de o sistema imunológico desenvolver resistência ao vetor inicial.

Esta análise inclui apenas casos sintomáticos de Covid-19, alertaram os pesquisadores, observando que mais pesquisas são necessárias para compreender os efeitos da vacina em casos assintomáticos e na transmissão. Além disso, os pacientes foram acompanhados por até 48 dias após a primeira dose, portanto, a durabilidade da proteção também precisa ser vista.

Quatro mortes foram relatadas durante os estudos. Uma pessoa morreu no grupo do placebo devido a um derrame, enquanto as três mortes restantes ocorreram no grupo da vacina - mas não foram atribuídas à vacina. Um paciente teve uma fratura, enquanto os outros dois apresentavam condições subjacentes e desenvolveram sintomas de Covid-19 quatro a cinco dias após a primeira dose da vacina, o que indicava que eles haviam sido infectados antes do ensaio, sugeriram os pesquisadores.

“Este recente estudo positivo de fase 3... é altamente encorajador em termos de eficácia, falta de efeitos colaterais graves e proteção aparentemente equivalente em pacientes mais velhos”, disse o Dr. Stephen Griffin, professor associado da faculdade de medicina da Universidade de Leeds.

Este estudo não foi projetado para avaliar a eficácia apenas da primeira dose, mas quando os pesquisadores analisaram o nível de proteção do dia 15 ao 21, a eficácia contra Covid-19 moderada ou grave foi de 73,6%. A equipe está planejando lançar testes para um regime de dose única, batizado de Sputnik V light, nas próximas semanas, disse Kirill Dmitriev, presidente-executivo da RDIF.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: