Daft Punk acabou! Duo anuncia separação e choca fãs no mundo inteiro

O duo encerra as atividades após 28 anos de carreira sólida no mercado global
O duo encerra as atividades após 28 anos de carreira sólida no mercado global
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O Daft Punk, um dos grupos mais influentes e populares surgidos nos últimos 30 anos, anunciou sua aposentadoria através de um vídeo intitulado “Epílogo” publicado na manhã desta segunda-feira (22) nas redes sociais. O publicitário de longa data da dupla confirmou oficialmente a separação e se recusou a fornecer mais detalhes.

O clipe de oito minutos apresenta a dupla - Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo - que por muitos anos ocultaram suas características por trás de um conceito de robô, caminhando pelo deserto, vestindo seus conhecidos capacetes espaciais e jaquetas de couro. Depois de alguns momentos, um dos membros olha para o outro, tira a jaqueta e revela um aparelho com botões nas costas. O outro toca um dos botões, o primeiro membro se afasta e então explode.

A cena corta para um nascer do sol, ou possivelmente um pôr do sol, enquanto uma versão coral da música "Touch" é reproduzida. A música é do álbum "Random Access Memories", de 2013, que em muitos aspectos foi o auge da carreira do duo. O álbum, que incluía o single de sucesso “Get Lucky”, ganhou o Grammy de Melhor Álbum no ano seguinte.

A dupla manteve um perfil baixo desde então, com seu trabalho mais proeminente sendo uma colaboração com The Weeknd em duas canções de seu álbum de 2016, "Starboy", incluindo a faixa-título e "I Feel It Coming."

Bangalter e de Homem-Christo se conheceram em meados dos anos 80 na escola, em Paris, na adolescência, e logo depois começaram a trabalhar juntos na música. Eles formaram uma banda de rock chamada Darlin’, inspirada na música homônima dos Beach Boys, e lançaram uma música em uma compilação no selo Duophonic, da Stereolab.

A canção recebeu uma crítica negativa no Melody Maker - que a descreveu como “punky thrash daft” (algo como "punk lixo idiota" em tradução livre para o português) - e, em um movimento que daria o tom para o resto de sua carreira, transformou a crítica negativa em seu novo nome de banda. Os dois decidiram se concentrar na música eletrônica.

A dupla forneceu o tom sonoro para o novo grupo com seu primeiro single, "The New Wave", lançado em 1994. Ele foi seguido no ano seguinte por "Da Funk", que se tornou um single de sucesso europeu e formou o modelo para seu álbum de estreia, “Homework”, lançado no final de 1996. A dupla, junto com o empresário Pedro Winter, traçou um forte curso autodeterminado desde o início, exigindo controle artístico e propriedade de suas masters, que eles licenciaram para grandes gravadoras durante o anos.

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: