BTS chega ao 1º lugar do ranking IFPI como artista que mais vendeu em 2020

O grupo cresce cada vez mais no cenário global e fica a frente de nomes gigantes da indústria pop
O grupo cresce cada vez mais no cenário global e fica a frente de nomes gigantes da indústria pop
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O BTS foi nomeado como Artista Global de 2020 pelo ranking IFPI, uma homenagem anual que reconhece a popularidade mundial de um artista em streaming e vendas, incluindo vinil, downloads e CDs. Com o resultado, o grupo masculino de K-Pop ficou à frente de nomes como Taylor Swift, The Weeknd, Billie Eilish, Ariana Grande e Justin Bieber e se tornou o primeiro artista asiático a chegar à primeira colocação. 

Até então, todos os "campeões" vieram da América do Norte (Taylor Swift em 2014 e 2019, Drake em 2016 e 2018) ou do Reino Unido (One Direction em 2013, Adele em 2015, Ed Sheeran em 2017). O BTS esteve perto de ganhar o prêmio principal do trade body em 2018, quando terminou em segundo lugar, e novamente em 2019, chegando à sétima posição. 

Em abril de 2020, o BTS alcançou a posição nº 1 na Billboard 200 com o "Map of the Soul: 7", um dos álbum mais pré-recomendados de todos os tempos, segundo observado pelo IFPI, que aponta o domínio do álbum nas paradas em mais de 20 países. 

Esse foi apenas o começo de um ano extremamente empolgante para o BTS. O "Map of the Soul: 7 ~ The Journey", em japonês, ultrapassou 500.000 cópias em dois dias de seu lançamento em julho de 2020. Mais tarde, RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook alcançaram o primeiro lugar da Billboard Hot 100 com "Dynamite", que também bateu recordes de streams no dia do lançamento no YouTube e Spotify. Por fim, o single ainda garantiu uma indicação histórica ao Grammy de melhor desempenho de dupla ou grupo pop. 

Antes do final de 2020, o álbum "BE" surgiu facilmente nas paradas globais, fornecendo ao grupo mais uma liderança na Billboard 200. “BTS é um fenômeno global”, comenta a CEO da IFPI, Frances Moore. “Eles tiveram outro ano excelente, lançando três álbuns e encontrando continuamente maneiras criativas e envolventes de compartilhar sua história com o mundo. Eles realmente mostram o poder que a música tem para trazer alegria e felicidade para as pessoas em todo o mundo”, completou. 

Confira o Top 10 da IFPI em 2020:

  1. BTS
  2. Taylor Swift
  3. Drake
  4. The Weeknd
  5. Billie Eilish
  6. Eminem
  7. Post Malone
  8. Ariana Grande
  9. Juice Wrld
  10. Justin Bieber

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: