Burger King sofre ataque de conservadores após campanha LGBTQIA+


Em meio a uma nítida falta de conhecimento geral sobre pluralidade sexual, o Burger King lançou uma campanha publicitária em apoio à comunidade LGBTQIA+, assinada pela agência David e com auxílio de especialistas em psicologia e diversidade. No entanto, após a veiculação do anúncio, a empresa começou a receber ataques de conservadores na web, em especial cristãos e bolsonaristas assumidos, que levantam a hashtag "BurgerKingLixo" nesta sexta-feira (25).
Fiel defensor do presidente Jair Bolsonaro, Leandro Ruschel, que possui mais de 500 mil seguidores no Twitter e não possui selo de verificação da plataforma, fez uma série de publicações contra o Burger King. "Não é só uma peça de propaganda. O #BurguerKingLixo criou uma cartilha de ideologia de gênero para crianças", disse Ruschel em um post. "Uma lanchonete deve oferecer a educação sexual dos seus filhos?", completou em outra publicação.
O perfil TeAtualizei, também conhecido pelas defesas irreversíveis ao presidente, compartilhou uma das publicações de Ruschel e aproveitou para exaltar os lanches de rua enquanto escrevia assinava o post com a hashtag "#BurguerKingLixo".
Já nos comentários do vídeo publicado no YouTube, há uma grande presença de usuários cristãos, com menções à bíblia e boicotes à marca. "Provérbios 22. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele..... Mudou alguma coisa da palavra de Deus ou eu q sou o quadrado aqui?", disse um internauta, que ganhou mais de 100 curtidas no comentário. "Uma iniciativa péssima para os valores de família", diz outro internauta.
Em comunicado, a diretora da marca Burger King do Brasil, Juliana Cury, afirmou que o lançamento da campanha tem como objetivo "endereçar um ponto de reflexão à população em geral". Segundo ela, "o preconceito é uma construção social e, com toda a responsabilidade que nos cabe enquanto companhia, conseguimos mostrar que os pequenos carregam o discernimento a partir de um olhar muito sensível e humano.”
Na campanha, os protagonistas mirins mostram suas visões sobre a diversidade, acompanhados de seus responsáveis. As respostas das crianças foram espontâneas, e as perguntas foram feitas por profissionais em uma filmagem que não seguiu um roteiro definido além dos questionamentos dos especialistas.
Junto com a campanha, o Burger King lançou junto à ONG Mães Pela Diversidade uma cartilha com instruções mais detalhadas sobre o tema.
Assista à campanha "Como explicar?", do Burger King:
