Instagram lança recursos para bloquear comentários abusivos na plataforma

Os novos recursos garantem alertas e ocultamento de mensagens e comentários abusivos na plataforma
Os novos recursos garantem alertas e ocultamento de mensagens e comentários abusivos na plataforma
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Determinado a evitar a propagação de ódio, o Instagram lançou uma série de novos recursos que visam proteger os usuários - principalmente celebridades e criadores de conteúdo de alto alcance - de comentários racistas, sexistas, homofóbicos e vários outras opiniões abusivas que ainda são facilmente encontradas na rede. 

Intitulado "Limits", o recurso apresentado pelo Facebook oculta automaticamente comentários e solicitações de mensagens diretas de pessoas que não seguem você ou que o seguiram recentemente. De acordo com o Instagram, isso ajudará principalmente figuras públicas que enfrentam uma maré de comentários e mensagens diretas abusivas. 

Outro recurso é o "Hidden Words", uma ferramenta opcional lançada no início do ano em vários países que será utilizada a nível global a partir de agora. O "Hidden Words" filtra automaticamente solicitações de DM abusivas em uma pasta oculta para que você nunca precise vê-las.

Para completar, o Instagram também passará a exibir uma mensagem de alerta para as pessoas que tentarem publicar comentários potencialmente ofensivos. “Esperamos que esses novos recursos protejam melhor as pessoas de ver conteúdo abusivo, seja racista, sexista, homofóbico ou qualquer outro tipo de abuso”, afirmou Adam Mosseri, chefe do Instagram. 

O desenvolvimento do "Limits" aconteceu após a alta incidência de comentários abusivos direcionados a criadores de conteúdo e figuras públicas. “Nossa pesquisa mostra que muita negatividade em relação às figuras públicas vem de pessoas que não as seguem de fato, ou que as seguiram recentemente", esclareceu Mosseri. 

Na última semana, o Instagram mostrou cerca de um milhão de avisos que indicavam uma possível violação das diretrizes da plataforma por dia. Destes, aproximadamente metade foi editada ou excluída pelo usuário que recebeu os alertas. “Sabemos que há mais a fazer, incluindo melhorar nossos sistemas para encontrar e remover conteúdo abusivo mais rapidamente e responsabilizar aqueles que os publicam”, finalizou o chefe do Instagram. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: