Guarabyra recusa participação em álbum de Sérgio Reis por divergência política

Guarabyra afirmou que não está alinhado com os posicionamentos políticos do compositor bolsonarista
Guarabyra afirmou que não está alinhado com os posicionamentos políticos do compositor bolsonarista
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

Cada vez mais alinhado com a política do presidente Jair Bolsonaro, Sérgio Reis sofreu a primeira grande baixa em seu novo projeto de estúdio, que regrava sucessos da MPB com colaboração de artistas de alta relevância cultural no país. Guarabyra, da dupla Sá e Guarabyra, se retirou da lista de convidados por divergência política em relação aos pensamentos e declarações extremistas do compositor de 81 anos. 

Reis se aprofundou nas polêmicas após o último áudio vazado em que afirma com firmeza que caminhoneiros financiados por produtores de soja fariam uma paralisação com o intuito de pressionar o Senado a afastar os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ampliando os discursos criminosos de Bolsonaro contra a democracia. 

Repudiado por grande parte da classe artística, o discurso de Reis, gravado após reunião do sertanejo com Bolsonaro, repete frases clássicas do bolsonarismo com a adição de um chapéu de cowboy para "ampliar as vozes" do conservadorismo extremo apoiador de um golpe inconstitucional no Brasil. 

“De Sérgio Reis, sempre tive enorme admiração pelo trabalho, bom gosto, extrema musicalidade. No disco dele que irá sair, inclusive participaria em uma faixa, gravação dele de Sobradinho. Mas me considero incompatível com seu posicionamento atual e infelizmente declino do convite”, disse Guarabyra nas redes sociais. 

“Tenho absoluto respeito pelo posicionamento político de quem quer que seja, e sempre prezei o debate leal e democrático. Tenho, porém, absoluto desprezo por quem despreza o debate leal e democrático e ameaça a democracia com medidas autoritárias – a ponto de divulgar vídeo em que há inclusive menção a derramamento de sangue, se necessário for – independente de quem seja: músico, colega, ou não”, completou o cantor de 73 anos, que se juntaria a Maria Rita, Zé Ramalho e outros artistas no álbum de regravações de Sérgio Reis. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: