Gil e Maria resgatam o amor antes da morte em Pantanal
O casal consegue resgatar o romance, mas ainda enfrentará a crueldade na novela


O núcleo principal da primeira fase de Pantanal reúne personagens de extrema importância para a contextualização geral da história que carregará a maior fatia de tela na Globo. Entre os destaque iniciais, Gil (Enrique Diaz) e Maria (Juliana Paes) fornecem uma carga dramática intensa que mistura tragédias, romance e uma ligação profunda com a natureza. Antes de encarar a morte, os dois vão resgatar o amor perdido na trama.
Gil e Maria sempre se apoiaram muito e caminharam juntos durante toda a dura jornada exibida na novela das nove, mas a morte do terceiro filho em uma disputa por terras deixou o casal em estado máximo de desolação e fez com que a personagem de Juliana Paes declarasse uma espécie de greve, impedindo qualquer tipo de envolvimento carnal com o marido.
Nos capítulos mais recentes, inclusive, Gil aparenta estar descontrolado pela necessidade de conseguir fazer amor com a esposa, mas ela o corta em todas as investidas, até que uma série de acontecimentos futuros faz com que os dois se reaproximem. Não demora muito, portanto, para que os dois se entreguem ao amor e o maior medo de Maria se concretize: ela engravida novamente.

O destino de Gil e Maria, como muitos que acompanharam a versão original da novela sabem, é trágico. De um lado, o personagem de Enrique Diaz será assassinado por grileiros, deixando a mulher sozinha para criar a filha, Juma, que será interpretada por Alanis Guillen na segunda fase de Pantanal.
Cada vez mais isolada e desacreditada na bondade humana, Maria se torna uma das figuras mais temidas da região devido à sua eterna desconfiança e medo de que algo de muito ruim aconteça ao que lhe restou. Mesmo assim, os erros de Gil no passado retornam de forma avassaladora.
Quem acompanhou a novela na primeira semana de exibição, viu que Gil assassinou o suposto dona das terras em que ele havia se instalado com a família, após a morte de Chico (Túlio Starling). No encerramento da cena, a esposa do fazendeiro morto disse, com a filha pequena no colo, que caçaria Gil até no inferno se fosse necessário, mas quem se encarrega de vingar o homicídio é Muda (Bella Campos), a criança que presenciou o disparo efetuado por Gil.
Muda conta com a ajuda de um atirador misterioso que, na verdade, é seu irmão, e após se instalar na casa de Maria, conquista a esperada vingança. Ainda há muita coisa para acontecer em Pantanal, e o Diário 24 Horas está sempre a postos para trazer novas atualizações e resumos sobre a novela.
