5 dicas para proteger suas redes sociais de hackers

Dicas ajudam a proteger suas contas e evitam o roubo de dados.

Redes sociais são o maior alvo dos hackers
Redes sociais são o maior alvo dos hackers
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Segundo pesquisa da FGV, o Brasil possui atualmente cerca de 242 milhões de smartphones em uso, e os aplicativos de mensagens e bancos são os mais utilizados entre a população. O resultado disso, é que junto ao avanço da tecnologia, vem também a preocupação com a proteção destes aparelhos. Alguns famosos como José Luiz Datena e Fábio de Melo, tiveram seus smartphones atacados por hackers e por alguns momentos foram enviadas mensagens em seus nomes, solicitando transferências bancárias para os seus familiares.

Hoje o Diário 24 horas dará 5 dicas para a proteção do seu smartphone.

1. Use Programas de Antivírus

O antivírus é uma ferramenta a qual pensamos que só pode ser utilizada pelo computador, porém em celulares acabamos por deixar de lado e não a utilizamos no smartphone. O antivírus irá ajudar a melhorar o desempenho do seu celular, assim como realizar varreduras em busca de arquivos suspeitos. Recomendamos a busca por marcas consolidadas no mercado, já que se trata de um assunto delicado.

2. Acione a “Confirmação em duas etapas”

A confirmação em duas etapas, como o próprio nome já diz, é um recurso opcional que adiciona mais segurança para os seus aplicativos de mensagem, pois é criada uma senha ou pin, específico para o aplicativo, e periodicamente, esta senha e/ou pin é solicitada para o usuário, caso a senha seja escrita incorretamente, você receberá um e-mail, solicitando a troca da mesma, dificultando assim a ação de possíveis hackers.

3. Utilize a senha por biometria

Nos smartphones mais recentes, temos o reconhecimento pela biometria, que seria a digital do usuário, através dela podemos desbloquear o celular, assim como alguns aplicativos que podem ser acessados através deste recurso. A biometria é indicada para acesso a aplicativos bancários, pois são quase impossíveis de serem falsificados.

4. Use senhas fortes

Data de aniversário, data de casamento, não! Não use senhas previsíveis para seus aplicativos, e até mesmo para o seu celular, tente criar senhas fortes, ou seja, uma senha difícil de ser codificada, utilize pelo menos seis caracteres com uma combinação de letras, números e símbolos, e a altere com uma certa frequência.

5. Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis 

Tome muito cuidado ao baixar aplicativos, certifique-se de que eles vem das lojas específicas de cada sistema operacional (Google Play ou iTunes) evite baixar os aplicativos de sites desconhecidos, pois poderão vir com algum tipo de vírus, o que pode prejudicar seu smartphone bem como suas informações pessoais.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: