Foto do telescópio Jamess Webb revela a origem mais profunda do universo

Entenda como funciona o Telescópio que revelou a visão infravermelha mais profunda do Universo.

Telescópio fotografou a parte mais profunda do universo. Fonte: Reprodução/NASA, CSA, and FGS team e Reprodução/YouTube
Telescópio fotografou a parte mais profunda do universo. Fonte: Reprodução/NASA, CSA, and FGS team e Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Nasa publicou uma imagem de testes mostrando um grande potencial do telescópio James Webb. A foto revela centenas de galáxias e estrelas distantes em uma parte até então pouco conhecida do universo, sendo considerada a visão mais profunda do universo. Todo o processo foi feito através da visão infravermelha. 

A foto foi capturada utilizando o instrumento Fine Guidance Sensor (FGS), criado pela Agência Espacial Canadense para manter o observatório focado em um alvo desejado, sendo composta por mais de 72 registros capturados ao longo de 32 horas de exposição, a imagem foi produzida durante um “teste de rolagem”.

A NASA divulgou que a imagem em questão se trata da estrela HD147980, contendo escalas de cor variando entre pontos brancos, que seriam os objetos mais brilhantes e os vermelhos, seriam objetos mais escuros, também é notada na imagem a utilização do sinal de “+” que são estrelas, já os outros pontos que não foram citados, são galáxias.

“As manchas mais escuras são exatamente o tipo de galáxias mais ‘apagadas’ que o James Webb vai estudar em seu primeiro ano de operações científicas”, afirmou Jane Rigby, cientista de operações do telescópio espacial no Centro de Voo Goddard, mantido pela NASA em Maryland.

Porém a imagem não é perfeita, há pontos pretos mais ao centro da imagem, isso ocorre quando o telescópio ajusta a sua posição, causando assim, uma saturação na imagem.

A fotografia foi retirada durante um teste de rolagem. Fonte: Reprodução/NASA, CSA, and FGS team
A fotografia foi retirada durante um teste de rolagem. Fonte: Reprodução/NASA, CSA, and FGS team
A fotografia foi retirada durante um teste de rolagem. Fonte: Reprodução/NASA, CSA, and FGS team

O James Webb é um telescópio espacial desenvolvido em conjunto pela NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), e tem a finalidade de colocar no espaço um observatório para captar a radiação infravermelha. O telescópio irá observar a formação das primeiras galáxias e estrelas, estudando assim a evolução das galáxias e vendo os processos de formação das estrelas e dos planetas.

O telescópio tem a função de substituir em partes a função do Hubble, pesando menos que a metade do seu predecessor, e contendo um espelho com diâmetro 2,5 vezes maior e com uma área espelhada seis vezes maior que a do Hubble, o Webb irá capturar muito mais luz que seu antecessor, além de um equipamento melhor para a captação de ondas infravermelhas.

JWST (Abreviação para James Webb Space Telescope) foi lançado em 25 de Dezembro de 2021 no foguete Ariane 5, saindo do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e levou aproximadamente 30 dias para chegar ao seu destino final, entrando em sua órbita final no dia 24 de Janeiro de 2022 e o tempo nominal da missão e da observação do telescópio é de cinco anos, com o objetivo de que chegue até a dez anos.

O JWST opera em torno de um ponto no espaço conhecido como ponto Sol-Terra L2 Lagrange, aproximadamente 1.500.000 km além da órbita da Terra ao redor do Sol. Sua posição real varia entre cerca de 250.000 km e 832.000 km de L2 enquanto orbita, o que o mantém fora da sombra da Terra e da Lua. Esse órbita mantém a temperatura da espaçonave constante e abaixo dos -223 °C que são necessários para observações infravermelhas fracas.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: