James Webb: Nasa revela primeira foto de Júpiter feita pelo telescópio

Imagem serviu como parte do “treinamento” do telescópio, os cientistas testaram como funciona o rastreamento de objetos do sistema solar.

James Webb revela primeira foto de Júpiter feita pelo telescópio. Fonte: Reprodução/YouTube e Divulgação/NASA
James Webb revela primeira foto de Júpiter feita pelo telescópio. Fonte: Reprodução/YouTube e Divulgação/NASA
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Após o lançamento das imagens do James Webb, os dados do período de testes do telescópio estão sendo divulgados no Arquivo Miulski, que faz parte do Space Telescope Science Institute (em livre tradução: Instituto de Ciência do Telescópio Espacial). A foto revelou a primeira imagem de Júpiter, além de espectros de vários asteroides, todas capturadas antes que as operações oficiais começassem.

Algumas características do planeta são ressaltadas através das imagens feitas pelo Webb. A vista feita pela NIRCam mostra uma parte do planeta, além da grande mancha vermelha, que seria uma tempestade grande o suficiente para engolir a Terra, este é o ponto branco que aparece na foto, devido à maneira como a imagem foi captada. 

À esquerda da foto está a Europa, uma das 79 luas de Júpiter com um provável oceano abaixo de sua superfície, as outras luas visíveis na imagem são Tebe e Métis.

Luas de Saturno foram fotografadas pelo James Webb. Fonte: Divulgação/NASA
Luas de Saturno foram fotografadas pelo James Webb. Fonte: Divulgação/NASA
Luas de Saturno foram fotografadas pelo James Webb. Fonte: Divulgação/NASA

Os cientistas estão ansiosos para ver essas imagens, já que a foto é a prova de que Webb pode observar os satélites e anéis perto dos objetos brilhantes do nosso sistema solar. O telescópio será utilizado para saber se podemos observar o material de que são feitas as luas de Saturno, por exemplo.

O telescópio capturou facilmente alguns anéis de Júpiter, além de obter imagens do planeta e sua lua se movendo pelo campo de visão do telescópio em três observações diferentes. Este teste demonstrou a capacidade de o observatório de encontrar e rastrear estrelas-guia nas proximidades do brilhante Júpiter.

A próxima questão a ser desvendada pelo Webb é: quão rápido um objeto pode se mover e ainda ser rastreado pelo telescópio? Esta questão foi levantada pelos cientistas que estudam asteroides e cometas. Durante os testes o telescópio utilizou um asteroide 6481 Tenzing, localizado entre Marte e Júpiter para iniciar os testes de velocidade do aparelho.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: