Nokia G21 ou Samsung A22: qual o melhor celular intermediário?

O lançamento da Nokia é uma aposta da empresa no setor intermediário.

Nokia G21 e Samsung A22 se encontram na mesma faixa de preço. Fonte: Reprodução/YouTube
Nokia G21 e Samsung A22 se encontram na mesma faixa de preço. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A HMD Global anunciou a chegada do Nokia G21 às lojas do Brasil. O celular da linha intermediária possui especificações básicas, porém, surpreende ao trazer uma tela com alta taxa de atualização, além de uma bateria com duração de até 3 dias. A seguir destacamos as principais diferenças entre o lançamento e o Samsung A22, um dos principais concorrentes do modelo. 

Sistema Operacional:

O G21 foi lançado com o Android 11, porém, a empresa garante 2 anos de upgrades do sistema operacional, tornando o aparelho pronto para receber o Android 12 e utilizar o One UI 4.

O A22 vem de fábrica com o Android 11, possuindo o One UI 3.1, porém, o usuário pode atualizar o smartphone para o sistema operacional mais recente no momento em que desejar.

Tela:

O G21 possui uma tela de 6.5 polegadas, com uma resolução de 720 x 1600 pixels. O visor é de IPS LCD com uma taxa de atualização de 90 Hz.

O modelo intermediário da Samsung também possui uma tela de 6.4 polegadas, resolução de 720 x 1600 pixels, tela do tipo Super Amoled e possui uma taxa de atualização de 90 Hz. 

Processador:

O aparelho da Nokia chega ao mercado com o chipset Unisoc-T606, um octa-core que possui dois núcleos trabalhando a 1.6 GHz com chip Cortex-A75 e outros 6 núcleos que trabalham com a mesma velocidade utilizando o chip Cortex-A55. Quanto à GPU, o G21 possui o Mali-G57.

O A22 trabalha com o chipset Helio G80 MediaTek, o modelo octa-core que trabalha com dois núcleos funcionando a 2.0 GHz com chip Cortex-A75 e outros 6 núcleos funcionando a 1.8 GHz com o chip Cortex-A55

Smartphone é aposta na linha intermediária da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube
Smartphone é aposta na linha intermediária da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube
Smartphone é aposta na linha intermediária da empresa. Fonte: Reprodução/YouTube

Memória:

O G21 chega ao mercado com 4 GB de RAM, memória interna de 128 GB, podendo ser expandida até 512 GB por cartões micro SDXC.

O A22 possui 4 GB de RAM, memória interna de 64 ou 128 GB, podendo ser expandida até 1024 GB por cartões micro SDXC.

Câmeras:

O modelo intermediário da Nokia possui três câmeras, com a principal possuindo 50 MP, enquanto as outras duas possuem 2MP cada. O smartphone possui uma abertura F/1.8 para as três câmeras, além da câmera frontal de 8 MP.

O smartphone da Samsung possui quatro câmeras, com a principal possuindo 48 MP, a secundária 8 MP, e as outras duas 2 MP cada. As câmeras possuem aberturas de F/1.8, F/2.2, F/2.4 e F/2.4, respectivamente, além da câmera frontal de 13 MP.

Bateria:

A Nokia anunciou que o novo smartphone poderá ficar fora da tomada por até três dias, isso graças aos 5050 mAh de bateria, além de um suporte para carregamento rápido de até 18W.

O modelo da Samsung promete uma autonomia de aproximadamente um dia e meio levando em consideração a sua bateria de 5000 mAh, porém com um carregador de apenas 15W

Preço:

Conforme o site da empresa, o G21 chega ao mercado com o preço sugerido de 1.749 reais e pode ser achado tanto no site oficial quanto em lojas do varejo nacional.

Já o A22 é achado no mercado a partir de 1399 reais, podendo chegar até 1.700 em algumas lojas.

Conclusão:

O Nokia G21 é um bom celular intermediário, porém, mesmo com bateria e tela razoavelmente maiores, o smartphone perde em relação às câmeras e ao processador antigo quando comparado ao de seu concorrente. O preço também deixa a desejar, pois com este valor o usuário pode encontrar aparelhos com um melhor desempenho.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: