WhatsApp implementa novo recurso de transcrição de voz para o aplicativo

Funcionalidade está disponível para a versão beta do programa.

Funcionalidade será liberada primeiramente para iOS. Fonte: Reprodução/YouTube
Funcionalidade será liberada primeiramente para iOS. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O WhatsApp implementou hoje (13), uma nova funcionalidade para o seu aplicativo. A transcrição de mensagens foi trabalhada primeiramente em setembro de 2021, no entanto, a empresa interrompeu o desenvolvimento alguns meses depois. Agora em 2023, a empresa adicionou a transcrição de mensagens de voz para a versão beta mais recente da rede social.

Primeiramente, o recurso de transcrições do WhatsApp era limitado somente ao iOS, pois aproveitava o mecanismo de conversão de voz para texto que já estava presente no iPhone, fornecendo aos usuários uma versão em texto das mensagens de voz recebidas. O aplicativo ainda mantém o recurso presente exclusivamente para iPhones, no entanto, o usuário deverá baixar os pacotes de idiomas para ouvir as transcrições no idioma desejado.

Segundo informações do site WABetaInfo, o WhatsApp irá suportar transcrições em vários formatos, no entanto, o aplicativo informa que as reproduções podem estar indisponíveis quando as anotações de voz possuírem palavras irreconhecíveis ou em idiomas que não estejam configurados corretamente. A imagem também mostra na parte inferior, um botão “Alterar Idioma”, permitindo ao usuário definir a língua padrão para a transcrição.

Recurso já está disponível para a versão beta do aplicativo. Fonte: Divulgação/WABetaInfo
Recurso já está disponível para a versão beta do aplicativo. Fonte: Divulgação/WABetaInfo
Recurso já está disponível para a versão beta do aplicativo. Fonte: Divulgação/WABetaInfo

As transcrições facilitam as conversas em situações que o usuário não pode ouvir as mensagens de voz recebidas. O recurso irá ler a versão em texto e responder de acordo com o áudio recebido. Muitos aplicativos já possuem esta funcionalidade, como o Telegram (somente para membros Premium), e o Google que adicionou ao seu aplicativo de mensagens logo após o lançamento da linha Google Pixel 7.

As transcrições estarão disponíveis no WhatsApp Beta, a partir da atualização 23.3.0.73 para usuários do iPhone. Felizmente, a empresa parece não querer retirar o recurso, muito pelo contrário, o lançamento desta função para todos os aparelhos será em breve. Já para Android, a empresa ainda não revelou seus planos para a implementação do recurso nesta plataforma, no entanto, o Google já possui um mecanismo de conversão de voz para texto no próprio sistema operacional, que pode ser aproveitado pelo WhatsApp.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: