Meta Quest 2: Aumento de preço torna VR uma realidade distante

Produtos que utilizam essa tecnologia estão cada vez mais caros no mercado.

Meta quest 2 ficará mais caro a partir de agosto. Fonte: Reprodução/YouTube
Meta quest 2 ficará mais caro a partir de agosto. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

Recentemente foi anunciado pela Meta um acréscimo substancial de 100 dólares em seu produto de realidade virtual, o Meta Quest 2. O motivo relatado em seu blog foi o encarecimento de matéria-prima, além de um investimento para o avanço da indústria a longo prazo. Os preços serão alterados a partir do dia 1 de agosto.

Os aumentos são válidos para as duas versões do óculos imersivo. O Meta Quest 2 de 128 GB sai do preço de 300 dólares para 400, enquanto o de 256 GB sai de 400 para 500. Conforme o texto publicado, os aumentos consideram o fato da empresa ter investido bilhões de dólares neste setor desde o início da tecnologia. O consumidor que comprar os óculos até o final do ano, levará uma cópia gratuita de Beat Saber.

A realidade virtual já se encontra presente no cotidiano de algumas pessoas, de jogos até reuniões, o VR já é uma afirmação entre os usuários. A meta afirmou que foram gastos mais de 1 bilhão de dólares em compras para os aplicativos meta quest, ajudando a alimentar os negócios e possibilitando uma maior criatividade dos desenvolvedores.

Acompanhe o texto através do tweet abaixo:

Sobre o encarecimento dos produtos, devemos analisar um ponto crucial: os constantes aumentos nos insumos básicos para a fabricação de eletrônicos. No ano passado, por exemplo, foi constatado um aumento de 5000% nestes componentes, encarecendo a compra e repassando o acréscimo para os consumidores.

Outro fator que contribui para a crescente dos preços deste tipo de produto é a crise dos semicondutores, ocorrida durante o ponto mais crítico da pandemia. Os itens são a base dos eletrônicos, o que acabou gerando uma desestabilização no mercado.

Empresa afirma que reajuste é devido ao encarecimento dos componentes. Fonte: Reprodução/YouTube
Empresa afirma que reajuste é devido ao encarecimento dos componentes. Fonte: Reprodução/YouTube
Empresa afirma que reajuste é devido ao encarecimento dos componentes. Fonte: Reprodução/YouTube

Além destes agravantes, soma-se o encarecimento do frete que contribuiu para o aumento expressivo no preço de equipamentos. Em 2020, por exemplo, o frete marítimo teve uma alta de 500%, e em 2022 houve um aumento de 470% até agora. As principais causas são a grande inflação gerada pela pandemia e o encarecimento entre as cadeias de fornecimento de produtos (supply chain). 

A realidade virtual ainda está longe de ser acessível para todos, pois os preços praticados pelas empresas que vendem este tipo de tecnologia ainda são incrivelmente altos para o padrão popular. 

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: