5 Filmes para comemorar o dia da informática

Os longas falam sobre tecnologia, ou são envoltos pelo tema.

Filmes retratam de formas diferentes a tecnologia. Fonte: Reprodução/YouTube
Filmes retratam de formas diferentes a tecnologia. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O dia da informática é celebrado hoje (15), e além de ofertas, o tema é alvo de várias produções nas telonas. Hoje listamos 5 filmes que fazem alusão a tecnologia, ou mostram histórias reais sobre quem ajudou a fundar o que se utiliza hoje.

Her

O filme lançado em 2013 traz a história do escritor Theodore (Joaquim Phoenix), que desenvolve uma relação pessoal com um sistema operacional de computador, algo como Siri ou Cortana. Ele acaba se apaixonando somente pela voz do aplicativo, que se chama Samantha. O longa retrata de uma maneira bem humorada a relação entre o homem e a tecnologia. Her está disponível no Star +.

Free Guy: Assumindo o controle

O longa produzido em 2021 pela 20th Century Studios, mostra a história de um personagem não jogável (NPC), chamado Guy (Ryan Reynolds), que vive sua vida tranquilamente sem saber que faz parte de um jogo chamado Free City. No mundo real, Millie Rusk (Jodie Comer), está em busca de provas sobre o roubo dos códigos que ela e seu amigo Keys escreveram. Ao entrar no jogo, ela e Guy acidentalmente se encontram e o NPC utiliza os óculos da jogadora. Percebendo que ele é apenas um personagem, Guy precisa aceitar os fatos e tentar salvar seu mundo. Free Guy está disponível no Star +.

Os Estagiários

Lançado em 2013, o filme conta a história de Billy (Vince Vaughn), e Nick (Owen Wilson), amigos acima dos quarenta anos que trabalhavam com vendas de relógios. Diante de uma súbita crise, o seu chefe decide fechar a empresa, acreditando que o negócio está ultrapassado. Após um tempo sem empregos e sofrendo financeiramente, Nick consegue inscrevê-los em uma seleção de estágio no Google. Agora eles devem provar seu valor e conseguir uma vaga na maior empresa de busca do mundo. O filme pode ser assistido na plataforma Netflix.

A Rede Social

O filme mostra a história do estudante de computação e futuro dono do Facebook Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), que em uma noite no ano de 2003 cria um novo conceito de rede social que acaba se tornando uma febre mundial. Agora, Mark e Eduardo Saverin (Andrew Garfield) batalham entre si, sobre uma porcentagem nas ações da empresa. O filme pode ser assistido na plataforma Netflix.

O Jogo da Imitação

No ano de 1939, Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um aluno da Universidade de Cambridge, é recrutado para a recém-criada MI6, agência de inteligência britânica com finalidade de entender e decifrar os códigos nazistas, inclusive o enigma, uma máquina que todos os criptógrafos acreditavam ser indecifrável. Após conseguir decifrar os códigos de comunicação, Alan se torna um herói, porém, com a descoberta de sua homossexualidade, ele começa a ser perseguido. O título pode ser assistido na HBO Max ou Prime Video.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: