Como saber qual é a hora certa de trocar seu celular?

Com o mercado recheado de opções, saiba quando identificar a hora propícia para a troca do aparelho.

Segundo pesquisas, o brasileiro troca de smartphone a cada dois anos. Fonte: Divulgação/Nokia e Divulgação/Samsung
Segundo pesquisas, o brasileiro troca de smartphone a cada dois anos. Fonte: Divulgação/Nokia e Divulgação/Samsung
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

É notável a grande quantidade de celulares produzidos no mundo todo, com várias marcas lançando diariamente novos produtos e serviços relativos ao mercado de smartphones. Segundo pesquisa feita pela Digital Turbine, o brasileiro troca seu smartphone a cada dois anos em média, porém, como saber qual a hora certa de trocar seu smartphone? Hoje listamos alguns sintomas que podem decretar o fim da vida útil do seu celular.

Lentidão e travamento

Alguns dos principais motivos que denunciam uma possível troca de aparelho são os travamentos constantes e a lentidão no uso de aplicativos e tarefas básicas. Geralmente este tipo de problema pode ser causado por má administração da memória, atualizações mal-sucedidas no sistema operacional, excesso de aplicativos abertos, entre outros. Porém, se mesmo após uma checagem os problemas continuarem, é sinal de que o hardware do aparelho já está defasado, significando uma boa hora para trocar de aparelho.

Superaquecimento

Não entenda errado, é normal um smartphone aquecer durante um uso contínuo com aplicativos pesados como jogos, edição de imagens e quando sua rede é utilizada. O usuário pode checar também se existem aplicativos em segundo plano que estejam consumindo a memória RAM do aparelho, o que pode causar o superaquecimento. Se o aquecimento continuar, é um sinal de que o aparelho já não consegue executar as tarefas, dando um sinal para a troca.

Problemas podem ser indício do fim da vida útil do aparelho. Fonte: Divulgação/Apple
Problemas podem ser indício do fim da vida útil do aparelho. Fonte: Divulgação/Apple
Problemas podem ser indício do fim da vida útil do aparelho. Fonte: Divulgação/Apple

Bateria

Você carrega o celular e em menos de 1 hora ele já está com a bateria fraca, quem nunca passou por este problema? A bateria é um dos principais indícios de que seu celular já chegou ao fim da vida útil, aparelhos antigos possuem uma amperagem mais baixa, o que significa que a durabilidade dele durante o dia será baixa. Porém, há a possibilidade de que a bateria do aparelho esteja viciada, neste caso, é recomendada a troca imediata da peça, se mesmo assim os problemas continuarem, é uma boa hora para trocar o smartphone.

O smartphone é antigo

Nesse caso não existem dúvidas que a troca deverá ser imediata, principalmente caso o usuário queira aproveitar as novas tecnologias lançadas recentemente. Outro ponto já citado para a troca são os hardwares defasados, afinal, quem quer uma foto de má qualidade enquanto se tem ótimas câmeras em celulares com preços acessíveis? A tecnologia veio para ajudar a todos.

Se o smartphone apresentar um ou mais destes problemas, talvez seja hora de dizer adeus ao seu aparelho. No caso da compra, procure primeiramente o seu uso principal, se será focado em fotos, jogos, ou apenas para ligar e mandar mensagens. É válido lembrar que aparelhos mais novos, possuem hardware e software atualizados, o que dará uma vida útil maior ao seu aparelho e por fim, deve-se avaliar o custo x benefício do celular selecionado para que a compra seja a melhor possível para o usuário.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: