Candoca (Isadora Cruz) surgiu nas primeiras cenas de Mar do Sertão como a encantadora protagonista que a novela clamou desde as primeiras chamadas na Globo. Cavalgando em seu cavalo ao encontro de Zé Paulino (Sergio Guizé), ela une sua descomunal beleza à sede por Justiça em Canta Pedra, contando com a ajuda da família, amigas e quem mais estiver de acordo com suas lutas. Lorena (Mariana Sena), por exemplo, demonstrará bravura ao defender a honra da amiga, mas correrá grande perigo na novela.
Isso porque ela busca um confronto com nomes poderosos na cidade, incluindo o prefeito Sabá Bodó (Welder Rodrigues), além de dar informações privilegiadas a Tertulinho (Renato Góes) em uma fase conturbada da trama, mais precisamente quando Zé Paullino é dado como morto após um acidente.
Cada tentativa de Candoca em frear as ações absurdas do prefeito gera consequências cada vez mais preocupantes, afinal ela não consegue alcançar seu objetivo, e ainda precisa lidar com a dificuldade de ter que se colocar em posição contrária a um dos homens mais poderosos da região. Por isso, ela é demitida da escola, além de ser obrigada a adiar a data de seu casamento com Zé Paulino.
Lorena até tenta, mas não consegue obter uma vantagem para a amiga. Para piorar, ela não consegue segurar o entusiasmo e acaba revelando para Tertulinho que Candoca está grávida, justamente no período em que o playboy investe pesado na relação com a moça, depois da suposta morte de Zé Paulino.
Indiretamente, Lorena ajuda o filho do coronel Tertúlio (José de Abreu) a obter uma vantagem narrativa, afinal ele utiliza a gravidez de Candoca como pretexto para ela aceitar se casar com ele. Paralelamente a isso, a personagem de Mariana Sena ainda enfrenta os mesmos problemas da amiga no cenário de guerra criado pelos poderosos comandantes da região.

















