Entenda porquê o Instagram limitou o acesso para menores de idade
Rede social foi processado por autoridades europeias.
Instagram restringe conteúdo para menores de idade. Fonte: Divulgação/Instagram
A rede social Instagram atualizou os recursos voltados para menores de idade, aplicando medidas mais restritivas para todas as contas. A novidade chamada “verificação de configurações” deve ser implementada com a finalidade de orientar os jovens sobre conteúdos impróprios.
A medida foi divulgada hoje (25), e dá aos donos dos perfis a opção de filtrar seus conteúdos em três categorias, menos, padrão e mais. Com “menos” selecionado, as publicações consideradas inadequadas não aparecerão, enquanto “mais” diminuirá o filtro, permitido mais conteúdos do tipo.
A verificação de configurações, é uma forma mais atualizada da ferramenta “Controle de Conteúdo Sensível”, lançada em 2021. O recurso foi implementado para dar mais controle sobre posts e vídeos. Para ativá-la o usuário pode ir em seu perfil e clicar nas três linhas localizadas no canto superior direito, entrar na opção conta, ir em “controle de conteúdo sensível”, e escolher a alternativa adequada.
A postagem afirma que a empresa está testando uma nova maneira de incentivar os adolescentes a atualizarem suas configurações de segurança e privacidade. O Instagram afirma também que todos serão avisados para revisarem suas configurações.
Outro fator relevante para esta tomada de decisão, foi o processo aberto contra a empresa através da Comissão de Proteção aos Dados (DPC). O próprio departamento afirmou que crianças podem criar contas empresariais, o que acaba deixando suas informações de contato públicas. A exposição destas informações viola os termos do GDPR (General Data Protection Regulation), implicando em punições graves para a rede.
O resultado do processo aberto contra a rede social sai no fim de agosto, enquanto isso, o Instagram está liberando gradualmente as alterações para seus usuários. Porém, menores de 18 anos que já possuem conta na rede, podem escolher se querem ou não optar pela restrição.
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.










