Shakira enfrentará julgamento na Espanha por fraude fiscal

Juiz espanhol confirmou que o caso vai a tribunal; Data de julgamento ainda não foi marcada

'Estou confiante de que tenho provas suficientes para apoiar meu caso', disse a cantora. Foto: Reprodução/YouTube.
'Estou confiante de que tenho provas suficientes para apoiar meu caso', disse a cantora. Foto: Reprodução/YouTube.
Carol Souza
Por Carol Souza

Um juiz espanhol ordenou nesta terça (27) de acordo com informações da imprensa internacional, que a estrela pop Shakira enfrente as acusações de fraude fiscal no tribunal.

Reveladas à época da divulgação das chamadas "Pandora Papers", uma extensa investigação dos milhares de documentos vazados publicamente em 2021 pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, Shakira deverá responder seis acusações de fraude fiscal.

Os promotores do caso alegam que a vencedora do Grammy deixou de pagar a quantia de € 14,5 milhões (cerca de US$ 13,9 milhões) em imposto de renda entre os anos de 2012 e 2014 e buscam uma punição bastante severa à estrela, afirmando em julho que Shakira deveria ser condenada a oito anos de prisão, além de pagar uma multa de 20 milhões de euros.

Vale lembrar que foi oferecido um acordo judicial à Shakira no início do ano, acordo esse recusado pela cantora.

Em uma entrevista recente à revista Elle, Shakira alegou que está sendo vítima de "acusações fictícias". "Paguei tudo o que eles alegaram que eu devia, mesmo antes de entrarem com uma ação judicial. Então, a partir de hoje, devo zero a eles. E, finalmente, fui aconselhada por uma das quatro maiores empresas especializadas em impostos do mundo, a PricewaterhouseCoopers, por isso estava confiante de que estava fazendo as coisas de forma correta e transparente desde o primeiro dia".

E prosseguiu: "No entanto, mesmo sem evidências para apoiar essas alegações fictícias, como costumam fazer, eles recorreram a uma campanha de imprensa lasciva para tentar influenciar as pessoas e pressionar a mídia junto com a ameaça de danos à reputação para coagir acordos. É sabido que as autoridades fiscais espanholas fazem isso muitas vezes não apenas com celebridades como eu (ou [Cristiano] Ronaldo, Neymar, [Xabi] Alonso e muitos outros), mas também acontece injustamente com o contribuinte regular. É apenas o estilo deles. Mas estou confiante de que tenho provas suficientes para apoiar meu caso e que a justiça prevalecerá a meu favor".

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: