Em apoio ao Reino Unido, Apple remove todos os aplicativos russos de sua loja

Decisão foi tomada visando apoiar as sanções aplicadas ao país.

Apple exclui aplicativos russos da App Store. Fonte: Reprodução/Twitter
Apple exclui aplicativos russos da App Store. Fonte: Reprodução/Twitter
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Apple decidiu remover da App Store todos os aplicativos iOS que pertencem ao conglomerado de empresas russas denominado VK. Segundo a empresa, a decisão foi tomada como um apoio as sanções aplicadas pelo Reino Unido a Rússia.

De acordo com o porta-voz da Apple, Adam Dema, os aplicativos russos são controlados, em sua maioria, por desenvolvedores majoritários ou por empresas ligadas a eles. Para ajudar no cumprimento das sanções, a empresa americana encerrou todas as contas associadas a estes aplicativos, e os mesmos não poderão ser baixados na App Store, independentemente da localização do usuário.

Entre os programas sancionados estão a maior rede social do país, VKontakte, a plataforma de música VK Music, o Youla, app de marketplace utilizado no país e o Mail.ru, aplicativo de notícias que também funciona como serviço de e-mail.

Sanções afetam VKontakte, principal aplicativo russo. Fonte: Reprodução/YouTube
Sanções afetam VKontakte, principal aplicativo russo. Fonte: Reprodução/YouTube
Sanções afetam VKontakte, principal aplicativo russo. Fonte: Reprodução/YouTube

Desde o começo das sanções, várias empresas reduziram sua participação no mercado russo, a própria Apple e a Samsung tiveram redução de 90% em suas vendas, em sua grande parte pelos bloqueios realizados para importação de produtos ao país. A queda abriu caminho para que outras empresas como Xiaomi e POCO se estabelecessem no mercado.

O ministério de comunicação russa disse a sua mídia estatal RT que investiga minuciosamente os motivos que levaram a exclusão dos aplicativos da VK e das contas de seus desenvolvedores. O órgão afirma que todos os aplicativos são essenciais para o mercado e para a sociedade como um todo.

A Apple afirma que os usuários que já possuíam os aplicativos da VK em seu smartphone poderão continuar utilizando, porém, serviços de notificações e pagamentos podem não funcionar devido ao bloqueio de transações. Outro ponto é que os usuários poderão utilizar livremente os aplicativos pela web, através de um navegador.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: