Queda na audiência do BBB 23 acende alerta sobre mutirão e desequilíbrio na votação

A atual edição do Big Brother Brasil reativou as discussões sobre a necessidade de mudança no sistema de votação do reality

Apesar das críticas, o BBB deve continuar exatamente do mesmo jeito nos próximos anos. Foto: Reprodução/Globo
Apesar das críticas, o BBB deve continuar exatamente do mesmo jeito nos próximos anos. Foto: Reprodução/Globo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

O atual paredão entre Amanda, Domitila e Larissa poderia ser uma disputa poderosa no BBB 23, mas um fator crucial retirou dos espectadores qualquer expectativa de uma votação equilibrada. Das antigas piadas sobre tendinite disparadas frequentemente por um ex-apresentador ao investimento cada vez mais pesado em esquemas articulados de mutirão, o que sobra é um cenário duvidoso em que as torcidas mais fanáticas e, possivelmente, mais desocupadas, ditam exatamente o que vai acontecer no jogo, sem chances para um justo equilíbrio dos números. 

Na prática, seria óbvio propor um sistema de votação com limite de um voto por CPF, como defendido por alguns fãs e colunistas, mas também é lógico imaginar que existem múltiplos fatores para análise na emissora, sobretudo o lucro obtido com a presença constante de internautas no portal dedicado às votações.

A perda com os cliques em publicidade seria monstruosa, mas poderia ser um fator favorável ao acréscimo da audiência, atualmente preocupante para os padrões alcançados no auge. Até mesmo a amarga edição do ano passado conseguiu ter números 20% superiores à atual, sem dúvidas a mais frustrante para o público do sofá. 

BBB 23 reacende discussões sobre mutirões. Foto: Reprodução/Globo
BBB 23 reacende discussões sobre mutirões. Foto: Reprodução/Globo
BBB 23 reacende discussões sobre mutirões. Foto: Reprodução/Globo

A grosso modo, a torcida do grupo formado por Bruna, Larissa, Amanda e Aline conseguiu impor todos os recentes resultados dos paredões, sem dificuldades para contrariar praticamente todas as enquetes disponíveis na web e, de brinde, garantir uma perda considerável de audiência nas últimas semanas. Aqui, nem vamos entrar na discussão sobre possíveis esquemas de compra de votos e aluguel de espaços específicos para a ação, como observado em algumas sérias acusações nas redes sociais. 

O recorde de audiência do BBB 23 foi obtido na estreia, com 22,7 pontos. Desde então, nenhuma das alucinantes dinâmicas propostas por Boninho foi capaz de elevar o parâmetro, e o motivo pode estar diretamente ligado ao cansaço do público com os mutirões, que, infelizmente, se tornaram necessários para definir as eliminações. Quem tiver mais tempo para votar como se a sobrevivência na Terra dependesse disso, leva a melhor. 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: