Vinícius (Paulo Rocha) embarcou em uma viagem rumo ao desconhecimento desde o exato instante em que levou um tiro potencialmente mortal de Antônio (Tony Ramos) e foi jogado no rio para morrer em Terra e Paixão. Por sorte, as visões e o instinto de Jurecê (Daniel Munduruku) garantiram a salvação do geólogo, que passou a receber cuidados alternativos na aldeia, onde, por acaso, ele se apaixonou por Iraê (Suyane Moreira). O problema é que Yandara (Rafaela Cocal) vai fazer questão de repudiar o romance, deixando bem claro à mãe que não apoia sua decisão de ficar com o ex-amante de Irene (Glória Pires).
A preocupação de Yandara não vem à toa, afinal Vinícius acumulou uma série de ações absurdas em defesa dos planos de Irene, incluindo o golpe covarde para ceder integralmente as terras de Aline (Bárbara Reis) para a família La Selva, dando início a uma disputa judicial de proporções televisivas no folhetim. Para piorar, tudo fica mais bombástico após Aline ser acusada por tentativa de homicídio, graças à armação inventada por Agatha, Antônio e Ramiro (Amaury Lorenzo).
Tudo isso está conectado às ações repugnantes de Vinícius, que seguiu as estratégias de Irene como um verdadeiro cão domado, até chegar ao ponto em que o emblemático personagem perde a memória e ganha, talvez, a chance de buscar sua redenção na trama escrita por Walcyr Carrasco.
No entanto, os mais recentes capítulos de Terra e Paixão mostraram Vinícius recobrando parte das memórias do passado, apesar das informações surgirem de maneira bagunçada durante fortes pesadelos do galã. Em breve, o geólogo vai lembrar do homem que atirou nele, mas ainda ficará em dúvida sobre qual é o seu propósito depois de tudo o que aconteceu nas últimas semanas. Enquanto isso, Yandara tenta convencer Iraê a não ficar tão próxima do novo pretendente, afinal os estilhaços da bomba podem atingir todos os integrantes da aldeia.













