Mesmo com o BBB 24, Renascer estreia com audiência razoável na Globo

A audiência inicial de Renascer não foi impressionante, mas já foi o suficiente para superar a novela antecessora no horário nobre

Renascer garantiu boa audiência na estreia. Foto: Reprodução/Globo
Renascer garantiu boa audiência na estreia. Foto: Reprodução/Globo
Marcos Henderson
Por Marcos Henderson

A luta para manter os bons índices de audiência no horário nobre continua a todo vapor nos bastidores da Globo, e é claro que atualmente é difícil acompanhar dados impressionantes como os de uma década atrás, mas o novo remake escalado para a faixa das 21h garantiu uma audiência razoável em seu capítulo de estreia. Renascer marcou 25,9 pontos na média, superando a estreia de Terra e Paixão em cerca de um ponto, mas há quem diga que o resultado poderia ser melhor devido à exibição do BBB 24. 

Realmente, o cenário era ideal para um acréscimo nos níveis de audiência, mas o que se viu não foi exatamente o "boom" que alguns magnatas da emissora poderiam esperar em seus enormes sofás, principalmente com os 84 minutos de duração do capítulo de estreia do folhetim originalmente escrito por Benedito Ruy Barbosa e adaptado pelo seu neto, Bruno Luperi, o mesmo responsável pela versão mdoernizada de Pantanal, exibida em 2022. 

Com elenco primoroso, Renascer não terá dificuldade para conquistar o público. Foto: Reprodução/Globo
Com elenco primoroso, Renascer não terá dificuldade para conquistar o público. Foto: Reprodução/Globo
Com elenco primoroso, Renascer não terá dificuldade para conquistar o público. Foto: Reprodução/Globo

Deixando as comparações numéricas de lado, é preciso destacar a qualidade de construção da novela Renascer, que além de valorizar a qualidade de seu elenco na primeira fase, também consegue apresentar cenários orgânicos e bem construídos, resgatando alguns dos elementos clássicos de Benedito Ruy Barbosa e adequando novos conceitos ao olhar atualizado de Luperi. Na pele de José Inocêncio, Humberto Carrão garante um trabalho justo antes de entregar o bastão para Marcos Palmeira, que assumirá o personagem na segunda fase. 

Depois de vários acontecimentos importantes responsáveis por transformar Inocêncio em um produtor de grande valor na região, Maria Santa (Duda Santos) surge ao final do primeiro capítulo como o contraponto romântico responsável por conduzir boa parte das principais faíscas da trama. Devido à qualidade do primeiro episódio, não seria tão pretensioso esperar que as médias de audiência atinjam a faixa dos 30 pontos em breve. Será? 

Sobre o autor

Marcos Henderson
Marcos HendersonPublicitário, músico e, aqui, escrevo sobre o que as diferentes culturas têm a nos dizer. Como artista, celebro a força da arte e conto histórias do entretenimento. Twitter: @marhoscenderson
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: