O calor virou adversário extra da Seleção Brasileira antes do confronto com a Noruega, neste domingo (5), às 17h (de Brasília), pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Nos últimos dias, os termômetros passaram dos 37°C em várias cidades dos Estados Unidos, com sensação térmica que chegou a 43°C na sexta-feira (3), e os órgãos de meteorologia americanos emitiram sucessivos alertas de calor extremo para a região metropolitana de Nova York e Nova Jersey, onde fica o MetLife Stadium, palco da partida.
A situação preocupou a FIFA, que chegou a considerar uma alteração no horário do jogo por causa das condições meteorológicas. A partida, porém, foi mantida para as 17h. A previsão do tempo indicava que as temperaturas só começariam a cair de forma mais significativa a partir da noite de sábado, o que deve aliviar um pouco o cenário para a bola rolar.
Enquanto isso, o elenco brasileiro sentiu o abafamento na pele. Na atividade de sexta-feira no CT Columbia Park, os jogadores treinaram sob temperaturas elevadas e sensação de sufoco do início ao fim. Quem resumiu o clima foi o atacante Matheus Cunha, que vive o melhor momento da carreira e se firmou como peça importante do time na Copa.
"Sou de João Pessoa, mas a gente também sofre com calor. Hoje no treino, pelo amor de Deus... A gente estava desesperado", relatou o jogador em entrevista coletiva. Ele ainda revelou que a tradicional sessão de sauna após o treino foi cancelada para todo o grupo: "Ninguém aguenta mais".
O desgaste físico promete ser um fator tático relevante no duelo, que colocará frente a frente o ataque brasileiro e a seleção de Erling Haaland em jogo único, valendo vaga nas quartas de final. Quem avançar enfrentará o vencedor de México x Inglaterra, que se enfrentam ainda neste domingo, às 21h. Os detalhes de onde assistir, escalações e horário de Brasil x Noruega já foram publicados pelo Diário 24 Horas.

