Jordan Henderson é o nome do sábado na Inglaterra. Aos 36 anos, o meio-campista marcou dois gols e deu uma assistência na goleada do Chelsea por 5 a 1 sobre o Bournemouth, neste sábado (10), em Stamford Bridge, pela 6ª rodada da Premier League. Era a estreia dele em casa e apenas o segundo jogo pelo clube. A partida foi acompanhada lance a lance pelo Diário.
Gol e assistência em menos de três minutos
Henderson precisou de 66 segundos para fazer o primeiro gol com a camisa azul. Cole Palmer avançou pela direita, girou dentro da área e rolou para trás, e o inglês bateu de primeira, de fora da área. A bola ainda tocou na trave antes de entrar.
Um minuto depois, ele participou do segundo. Pedro Neto parou em Đorđe Petrović, e Morgan Rogers bateu colocado. A bola desviou em António Silva no caminho, e o lance chegou a ser registrado como gol contra, antes de ser creditado a Rogers após checagem do VAR.
Com 2 minutos e 29 segundos de jogo, foi a vantagem de dois gols mais rápida do Chelsea na história da Premier League, como o Diário mostrou no início da partida. Segundo a Opta, só Emile Heskey, então no Leicester, contra o Derby County, em abril de 1998, tinha marcado e dado assistência mais cedo num jogo do campeonato.
O golaço de falta
O segundo tempo teve três gols em 21 minutos. João Pedro ampliou logo aos 46, Evanilson descontou para o Bournemouth aos 51, e o brasileiro fez mais um aos 67, completando cruzamento rasteiro de Chavarría.
Aos 70, Henderson fechou a tarde. O Chelsea ganhou uma falta de longe, a uns 30 metros do gol, e todo o estádio esperava a cobrança de Palmer. O camisa 10 passou por cima da bola, e Henderson bateu com o pé direito no ângulo, por cima da barreira.
Recomeço depois da Copa
A atuação marca uma virada para o jogador. Henderson chegou de graça ao Chelsea vindo do Brentford, com contrato até 2028, depois de uma Copa do Mundo que terminou com uma lesão grave no punho, sofrida durante a comemoração da Inglaterra contra o México.
Revelado pelo Sunderland, o meio-campista fez carreira no Liverpool, onde foi capitão no título inglês de 2019/20 e eleito o melhor jogador da temporada pela associação de jornalistas (FWA). Pela seleção, soma mais de 90 jogos.
Alívio para Xabi Alonso
A goleada também tira o Chelsea de um momento ruim. O time de Xabi Alonso vinha de três jogos sem vencer na liga, com a derrota por 3 a 0 para o Brentford antes da Data Fifa, e tinha a defesa mais vazada do campeonato. Com o resultado, chega a 10 pontos.
O Bournemouth, de Marco Rose, segue sem vitória na Premier League.
