Chegada do senador boliviano ao Brasil causa polêmica

Chegada do senador boliviano ao Brasil causa polêmica
Cyrce Tadaiesky
Por Cyrce Tadaiesky

Após 15 meses de asilo na embaixada brasileira em La Paz, a chegada do senador bolivianoRoger Pinto, ao Brasil causou confronto com o governo da Bolívia. Segundo o ministro boliviano de Governo, Carlos Romero, o senador Pinto abandonou "o país ilegalmente, com contas a acertar na justiça", e que os procedimentos legais serão aplicados. 

Em entrevista para o Fantástico, o diplomata brasileiro Eduardo Saboia alega que a decisão foi dele de trazer o senador ao Brasil. "Tomei a decisão de conduzir essa operação, pois havia o risco iminente à vida e à dignidade do senador", afirmou. Ele se justificou dizendo que tentou entrar em um acordo com o governo boliviano, mas faltou "empenho" deles para solucionar o caso. O Itamaraty não quis comentar as declarações do diplomata.

Pinto desembarcou na madrugada deste domingo (25) em Brasília após deixar La Paz com um carro da Embaixada brasileira até Corumbá (MS). Roger Pinto responde a acusações de 20 processos de desacato, venda de bens do Estado e corrupção. Mas o senador alega sofrer perseguição política, após fazer denúncias de corrupção contra o governo de Evo Morales. Ele foi condenado há mais de um ano de prisão por “abandono de dever” e “dano econômico” ao Estado.

Sobre o autor

Cyrce Tadaiesky
Cyrce TadaieskyPsicóloga por formação e atualmente me dedico a escrever sobre entretenimento. Gosto de uma boa leitura e sou amante da música pop. Caso queira trocar uma ideia, meu Instagram é: @cyrcetns.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: