ProUni inicia período de inscrições nesta segunda, 26

Programa Universidade Para Todos deve oferecer mais de 213 mil bolsas para ensino superior

ProUni inicia período de inscrições nesta segunda, 26
Carol Souza
Por Carol Souza

Se inicia nesta segunda-feira (26) e se estende até a quinta-feira (29) o período de inscrições ao Prouni (Programa Universidade para Todos), que neste ano de 2015 deve oferecer ao todo mais de 213.113 bolsas de estudo, sendo 135.616 delas integrais e 77.497 apenas parciais.

De acordo com informações, o número representa um crescimento de 11% em comparação primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas pelo programa, cerca de 191.625 bolsas.

Vale lembrar que o candidato que se inscreveu no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) também pode se inscrever e tentar uma vaga no ProUni. Neste ano serão 30.549 cursos contemplados com bolsas de estudo em mais de 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Conforme divulgado pelo Blog do Planalto, este ano tem a maior oferta de bolsas desde a criação do ProUni, há dez anos.Apesar do aumento, a porcentagem ainda fica abaixo da oferta do ano passado, que cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013. Das bolsas do programa, a maior parte se concentra na Região Sudeste (48%), seguida pela Região Sul (22%), Nordeste (14%), Centro-Oeste (10%) e Norte (6%).

Estão aptos a concorrer a uma bolsa pelo ProUni estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foram bolsistas integrais na rede particular, devendo o mesmo comprovar renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Para as bolsas parciais, no valor de 50% da mensalidade, a renda bruta familiar deve ser até três salários mínimos.

A exigências para inscrição no programa são a participação do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio ) 2014 com obtenção de no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. O candidato também não pode ter nenhum diploma de curso superior.

Professores da rede pública de ensino, que concorrerem a cursos de licenciatura, também podem participar do Prouni sem ser necessária a comprovação de renda.

Conforme o Ministério da Educação, em dez anos de ProUni, o programa já concedeu mais de 1,5 milhão de bolsas de estudos para estudantes carentes de todo o país.

Desde sua criação em 2004 já foram formados mais de 430 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento, sendo beneficiados atualmente mais de 562 mil jovens brasileiros de baixa renda com bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades privadas de todo o país.

Confira abaixo a lista dos cursos com maior oferta de bolsas:

Administração – 22.050

Pedagogia – 15.562

Direito – 15.010

Ciências contábeis – 11.917

Engenharia civil – 8.405

Educação física – 8.181

Gestão de recursos humanos – 6.854

Enfermagem – 6.801

Psicologia – 5.307

Engenharia de produção – 5.284

Com informações do portal UOL.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: