Às vésperas do Oscar, "Birdman" é eleito melhor filme pelo Spirit Awards

Premiação do cinema independente aumenta ainda mais o suspense para o Oscar

Às vésperas do Oscar, "Birdman" é eleito melhor filme pelo Spirit Awards
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Aconteceu no último sábado (21) o Spirit Awards, premiação do cinema independete, em sua 30ª edição. O evento foi realizado em Santa Monica, nos Estados Unidos, e premiou "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" como melhor filme, além de entregar a estateta de melhor ator para Michael Keaton

Iñárritu, que não perdeu o sorriso durante o evento, se emocionou ao subir ao palco para receber o prêmio de melhor filme que dedicou a sua família e se desfez em elogios a sua equipe e aos distribuidores de "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" por tornar possível o sucesso do filme.

Posteriormente, em entrevista coletiva, Iñárritu assegurou não encontrar palavras em inglês para descrever sua satisfação com o trabalho dos atores, algo que em espanhol resumiu com um "estáis cabrones".

"Este filme é como ter sido disparado por um canhão e estamos ainda voando e ainda estou em estado de assombro de como o filme funcionou", comentou o cineasta horas antes no tapete vermelho.

Neste domingo nos prêmios Oscar novamente se voltará a viver um duelo "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" - "Boyhood: Da Infância à Juventude" e tanto Keaton como Lubezki e Iñárritu terão chance de conseguir a estatueta de ator, fotografia e diretor.

Embora os Spirits não costumem ser um termômetro do que acontecerá nos prêmios da Academia de Hollywood, nesta ocasião muitos dos ganhadores são apostas seguras para o Oscar.

Julianne Moore ("Para Sempre Alice"), Patricia Arquette ("Boyhood: Da Infância à Juventude") e J.K. Simmons ("Whiplash: Em Busca da Perfeição") levaram os prêmios de melhor atriz, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante, respectivamente, e são claros favoritos à estatueta nessas categorias no domingo.

O mesmo se pode dizer do filme polonês "Ida" que, salvo uma grande surpresa, levará o Oscar de melhor filme de língua estrangeira como neste sábado ficou com o prêmio de melhor filme internacional.

Os Spirits recompensaram com um duplo triunfo "Boyhood: Da Infância à Juventude" (diretor, atriz coadjuvante), assim como "O Abutre" (melhor roteiro e melhor estreia) e "Whiplash: Em Busca da Perfeição" (melhor ator coadjuvante e melhor edição).

A lista de vencedores incluiu a "Dear White People" (melhor primeiro roteiro), "Land Ho!" (prêmio John Cassavetes para melhor filme de orçamento inferior a US$ 500.000), "Inherent Vice" (prêmio Robert Altman), "Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo" (prêmio especial) e "Citizenfour", que venceu como melhor documentário.

"Citizenfour" levou o prêmio ao que também aspirava a produção ítalo-francesa "O Sal da Terra" sobre a obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

A festa dos Spirits, organizada pela organização sem fins lucrativos Film Independent, teve como mestres de cerimônia Fred Armisen e Kristen Bell e contou entre seus apresentadores com o mexicano Diego Luna e atrizes como Cate Blanchett, Emma Stone, Scarlett Johanson e Jessica Chastain.

A cerimônia tem um ar leve e se realiza a cada ano em grandes tendas instaladas em um estacionamento perto da praia em Santa Mónica, no condado de Los Angeles.

Veja os vencedores do Spirit Awards:

Melhor filme - "Birdman"

Melhor diretor - Richard Linklater, de "Boyhood"

Melhor documentário - "Citizenfour"

Melhor fotografia - "Birdman" 

Melhor atriz - Julianne Moore

Atriz do filme "Para sempre Alice", Julianne Moore levou a estatueta do Spirit Awards. Ela já havia levado o Globo de Ouro, o Bafta e o prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos.

Melhor ator - Michael Keaton

Protagonista em "Birdman", Keaton levou o Globo de Ouro na categoria Comédia ou musical, mas perdeu o Bafta para Eddie Redmayne, de "A teoria de tudo". Uma nova disputa deve acontecer no Oscar.

Melhor atriz coadjuvante - Patricia Arquette

Patricia Arquette foi a vencedora na categoria de melhor atriz coadjuvante, pelo papel em Boyhood. O filme tem como peculiaridade ter sido gravado ao longo de 12 anos.

Melhor ator coadjuvante - JK Simmons

Entre os atores, o melhor coadjuvante foi JK Simmons, de "Whiplash: Em Busca da Perfeição". Tanto Simmons, como Patricia eram favoritos ao Spirit Awards, e também venceram o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos em suas respectivas categorias. A dupla também é cotada para levar o Oscar.

Melhor filme internacional - Ida

O longa polonês Ida, considerado favorito ao Oscar levou na categoria dos melhores filmes internacionais no Spirit Awards. O filme trata dos efeitos do nazismo e do comunismo na Polônia, e venceu mais de 70 prêmios por todo o mundo.

Melhor roteiro - O Abutre

Escrito e dirigido por Dan Gilroy, O Abutre levou o Spirit Awards e é indicado ao Oscar de melhor roteiro original.

Com informações dos portais Terra e Globo. 

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: