Polêmica no Carnaval! Delegacia investiga se suposta fraude envolve verba da prefeitura

Vereadora afirma querer uma CPI para investigar o caso

Polêmica no Carnaval! Delegacia investiga se suposta fraude envolve verba da prefeitura
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

A edição 2016 do Carnaval continua movimentando as manchetes nos principais sites naciomais, mesmo após vários dias de seu fim. No inicio dessa semana a Delegacia Fazendária vai investigar se o dinheiro público foi usado na suposta fraude que coloca em xeque a lisura do resultado do Carnaval de 2016. A abertura do inquérito policial foi antecipada, nesta terça-feira, pelo ‘Informe do Dia’. Apesar de os bicheiros organizarem o espetáculo como se fosse privado, parte da verba da folia sai dos cofres da Prefeitura do Rio.

O município repassa R$ 2 milhões para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial e banca toda a infraestrutura. Segundo explicação da Polícia Civil, se fosse um evento privado a investigação caberia à Delegacia de Defraudações.

A Liga das Escolas de Samba (Liesa) foi notificada e garantiu que prestará as informações solicitadas pela polícia. A base do inquérito são as denúncias do diretor da Beija-Flor, Laíla, divulgadas com exclusividade pela coluna do Leo Dias, no dia 12, de suposto esquema de manipulação de notas que beneficiaria a Unidos da Tijuca, e o afastamento do jurado do quesito Bateria Fabiano Rocha — que teria sido flagrado em áudio — garantindo que tiraria pontos da Beija-Flor, do Salgueiro e da Imperatriz.

A Liesa ressaltou que afastou o jurado Fabiano para evitar eventual prejuízo ao resultado. Mas, transferiu a Laíla a responsabilidade de explicar a procedência do áudio. “Cabe à escola Beija-Flor esclarecer como o arquivo citado na denúncia foi obtido”, enfatizou em nota, colocando sob suspeita a legalidade da fita.

Em nota, a Polícia Civil informou que Laíla, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e o jurado Fabiano estão entre os que serão convocados para depor. A delegacia solicitou à Liesa cópia do áudio. “É preciso transparência. Vou entrar com uma representação para que o Ministério Público apure também”, disse a vereadora Teresa Bergher (PSDB). Ela luta pela abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas, até a tarde desta terça-feira só havia conseguido três das 17 assinaturas necessárias. “É difícil obter apoio. Há anos que não temos CPI na Câmara”, reclamou. (O Dia)

O que diz a Unidos da Tijuca

O presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, disse que não vai falar sobre o assunto. A escola divulgou uma nota na qual repudia a suspeita de fraude no carnaval e que diz que trabalha durante o ano inteiro e com profissionais competentes para fazer o melhor e conquistar o título.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: