Netflix cancela série turca "If Only" em meio a pressão do governo para remoção de personagem gay

'Devido a um personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro'.
'Devido a um personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro'.
Carol Souza
Por Carol Souza

Nesta semana a Netflix anunciou o cancelamento das filmagens de uma série original turca após sofrer pressão por parte do governo para a remoção de um personagem gay de sua trama.

Os produtores de "If Only", que teria sido um drama sobre relacionamentos em oito partes, receberam uma recusa ao seu pedido de uma licença de filmagem por parte do governo turco porque um personagem gay foi inserido na trama da nova produção.

O criador do programa, Ece Yörenç, disse a Altyazi Fasikul, conforme informações do Financial Times: "Devido a um personagem gay, a permissão para filmar a série não foi concedida e isso é muito assustador para o futuro". De acordo com o poral Deadline, a Netflix recebeu potenciais alterações criativas do Partido da Justiça e do Desenvolvimento de Recep Tayyip Erdoğan, mas optou por encerrar o projeto.

Em uma declaração geral, a Netflix afirmou: "A Netflix continua profundamente comprometida com nossos membros turcos e com a comunidade criativa da Turquia. Estamos orgulhosos do talento incrível com que trabalhamos. Atualmente, temos vários originais turcos em produção - com mais por vir - e estamos ansiosos para compartilhar essas histórias com nossos membros em todo o mundo".

Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o governo interfere em produções de TV devido à sexualidade dos personagens. No início deste mês, um personagem queer foi removido da série turca "Aşk 101", mediante solicitação do Conselho Supremo de Rádio e Televisão do país (RTÜK).

"Com as negociações bilaterais, o problema sobre esse personagem foi removido", disse um representante da RTÜK, pedindo para que fosse preservado seu anonimato.

As discussões consideraram um personagem chamado Osman na série, que foi inicialmente escrito como homossexual, mas depois foi alterado após o pedido de RTÜK. Uma regra aprovada em agosto de 2019 permite à RTÜK regular a transmissão de televisão, rádio e sob demanda na Turquia, que inclui a transmissão de conteúdo em Puhutv, BluTV e Netflix.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: