Documentário “Narciso em Férias” mostra foto rara de Caetano Veloso durante a ditadura

Caetano Veloso narra o período que passou na solitária durante a Ditadura Militar no final da década de 60
Caetano Veloso narra o período que passou na solitária durante a Ditadura Militar no final da década de 60
Bruna Pinheiro
Por Bruna Pinheiro

O 77º Festival de Cinema de Veneza possui um único representante brasileiro na premiação, o documentário “Narciso em Férias”, que ganhou hoje (26) seu primeiro cartaz de divulgação em terras tupiniquins. A obra, que faz um resgate do período da ditadura militar no país trás o icônico cantor Caetano Veloso no pôster em um clique raro.

O pesquisador Lucas Pedretti foi o responsável por encontrar a foto, que faz parte de um arquivo secreto mantido pelo antigo regime. Com aparência bastante jovem, estima-se que a fotografia foi tirada logo após a detenção de Caetano no início de 1969.

Com um perfil clássico de detento, com cabelo baixo, raspado nas laterais e de perfil para foto, Caetano precisou mudar seu visual por ordem de seus algozes. A mesma imagem também servirá para ilustrar a capa do livro de “Narciso em Férias”, pelas mãos da designer Claudia Warrak, que será lançado no mês que vem pela Companhia das Letras.

A obra resgata o período em que Caetano e seu amigo Gilberto Gil foram presos em suas casas por policiais apaisana apenas 14 dias após a decretação do Ato Institucional Nº5, que marcou a era mais sombria da ditadura brasileira. Os cantores passaram duas semanas na solitária.

O cantor relembra a sua passagem pela prisão durante sua participação no documentário, relatando: “Eles me tiraram da cela e disseram: ‘Ande em frente e não olhe para trás!’. Eu pensei que eles iam atirar. Mas eles me levaram no barbeiro. Eu tinha um cabelo grande, todo cacheado, grandão, e eles cortaram meu cabelo. Eu fiquei feliz porque não ia morrer, e eu não podia nem demonstrar a minha felicidade, adorando aquele barbeiro cortando o meu cabelo. Eles cortaram como se fosse um soldado, rasparam na lateral, deixaram baixinho em cima, depois me levaram de volta. Aí eu cheguei, e os meninos todos disseram: ‘Poxa, cortaram o seu cabelo’… Porque aquilo era uma coisa simbólica de liberdade, mas eu estava feliz porque não me mataram”.

Foto rara de Caetano Veloso quando foi preso no período militar 

Foto rara de Caetano Veloso quando foi preso no período militar
Foto rara de Caetano Veloso quando foi preso no período militar

O documentário irá estrear no Festival de Veneza entre os dias 2 e 12 de setembro e tem a esposa de Caetano, Paula Lavigne, como produtora da obra ao lado dos diretores Renato Terra e Renato Calil. O documentário será também disponibilizado em uma plataforma de streaming, ainda sem data definida.

Sobre o autor

Bruna Pinheiro
Bruna PinheiroInternacionalista. Escrevo hoje sobre política, economia, filmes e séries. Adoro viajar e comer (não necessariamente nessa ordem). Segue lá @bpinheiro1
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: