O que são e como funcionam as Inteligências Artificiais?

Recurso promete dar novos ares ao conceito de arte, além de ajudar em pesquisas e outros pontos.

Inteligência Artificial é uma das novidades que deve moldar o mercado durante os próximos anos. Fonte: Reprodução/YouTube
Inteligência Artificial é uma das novidades que deve moldar o mercado durante os próximos anos. Fonte: Reprodução/YouTube
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

A Inteligência Artificial, ou IA, é um conceito que pertence à computação e consiste na capacidade que máquinas, sejam elas físicas ou por softwares, possuem para interpretar dados externos, aprender a partir desta interpretação e utilizar o aprendizado para resolver tarefas específicas e atingir objetivos determinados.

A história da Inteligência Artificial, ou IA, remonta aos primeiros computadores criados em meados do século XX. As primeiras pesquisas foram realizadas na década de 50, baseados nos estudos de Alan Turing. O termo em si foi atribuído em 1956 durante a conferência de Dartmouth. Um dos idealizadores do conceito, chamado John McCarthy definiu o conceito como: “Fazer a máquina comportar-se de tal forma que seja chamada inteligente caso fosse este o comportamento de um ser humano.”

No entanto, fica uma pergunta no ar: Como funciona uma IA? Em um modo geral, o funcionamento da IA é baseado na combinação de grandes volumes de dados digitais e algoritmos inteligentes. A partir da junção destes dois, o sistema pode ler e interpretar padrões utilizando suas informações para aprender automaticamente.

Mas o que são algoritmos? Eles nada mais são do que uma sequência de instruções, bem definidas, utilizadas em sua maioria para executar tarefas, resolver problemas de matemática, ou para realizar cálculos e equações. No quesito de computadores, os algoritmos servem para descrever instruções que deverão ser executadas pelo sistema.

Atualmente, existem três programas que utilizam esta tecnologia, ChatGPT, Midjourney e Google Fotos, a seguir explicaremos um pouco sobre o funcionamento dos softwares.

Imagem criada a partir de Inteligência Artificial via Midjourney. Fonte: Reprodução/Midjourney
Imagem criada a partir de Inteligência Artificial via Midjourney. Fonte: Reprodução/Midjourney
Imagem criada a partir de Inteligência Artificial via Midjourney. Fonte: Reprodução/Midjourney

ChatGPT: O programa desenvolvido pela OpenAI, utiliza a Inteligência Artificial para interagir com os usuários. O chat-bot responde questionamentos complexos de forma coesa, compor redações e até mesmo escrever em linguagem de programação. O robô funciona semelhantemente aos assistentes virtuais presentes nos smartphones (Alexa, Siri, entre outros), no entanto, ao invés de se comunicar por sons, o ChatGPT se comunica por texto.

Para gerar as informações solicitadas pelos usuários, o software recorre a um gigantesco banco de dados disponíveis na internet, incluindo artigos, notícias e até mesmo postagens em redes sociais. Utilizando uma técnica chamada “Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano” (RLHF, na sigla inglesa), o programa utiliza os feedbacks dos usuários para fornecer respostas cada vez mais rápidas, precisas e inteligentes.

Midjourney: Criado por um laboratório de pesquisa com o mesmo nome, o programa traz algoritmos sofisticados que são capazes de produzir imagens a partir de descrições textuais (ou palavras-chave). O aplicativo é “freemium”, ou seja, o usuário poderá criar até 25 imagens, após isto, será cobrada uma assinatura mensal de 10 dólares (aproximadamente R$50,00), para utilizar o software.

Um ponto importante a ser destacado é que o Midjouney funciona através do Discord. Não existe um site específico para a funcionalidade, nem mesmo um aplicativo para computador, ou celular. O usuário deve entrar no servidor oficial da ferramenta no Discord e começar a criar suas imagens por lá.

Ao entrar no canal do Discord, o usuário deve digitar o comando /imagine e descrever sua busca no campo “prompt”. Aqui o usuário pode utilizar livremente sua imaginação para criar coisas novas ou versões alternativas de algo já existente.

Google Photos: A funcionalidade utilizada principalmente por celulares Android consegue identificar não apenas objetos e pessoas, como também situações específicas. A partir disto, o aplicativo consegue categorizar as fotos criando automaticamente vídeos e apresentações temáticas, com datas especiais, identifica, pessoas, entre outros.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: