TikTok: Aplicativo anuncia nova ferramenta de segurança parental

Ferramenta limita o tempo de uso por menores de idade.

Nova ferramenta de controle parental visa melhorar a utilização do aplicativo por menores de idade. Fonte: Divulgação/TikTok
Nova ferramenta de controle parental visa melhorar a utilização do aplicativo por menores de idade. Fonte: Divulgação/TikTok
Samuel Zadoque
Por Samuel Zadoque

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (1), a implementação de novas ferramentas de segurança para famílias e adolescentes na plataforma. O recurso visa aprimorar a experiência dos usuários, aumentando o controle parental e permitindo aos responsáveis, monitorar de perto o uso da rede social por menores de idade.

A novidade inclui o controle de tempo da tela com opções personalizadas, trazendo novas configurações padrão para contas de adolescente e expansão das ferramentas de Sincronização Familiar. Estes recursos devem chegar ao aplicativo durante os próximos dias, no entanto, a data ainda não foi divulgada.

A ByteDance, empresa desenvolvedora do TikTok, afirma que durante as próximas semanas haverá uma nova restrição para contas de usuários com menos de 18 anos. Estes perfis terão um limite de tempo diário definido automaticamente em 60 minutos, após o término deste tempo, o usuário não poderá mais navegar no aplicativo sem a autorização e a senha definida pelo responsável.

Contas menores de 18 anos poderão acessar somente por 60 minutos o aplicativo. Fonte: Reprodução/Bloomberg Linea
Contas menores de 18 anos poderão acessar somente por 60 minutos o aplicativo. Fonte: Reprodução/Bloomberg Linea
Contas menores de 18 anos poderão acessar somente por 60 minutos o aplicativo. Fonte: Reprodução/Bloomberg Linea

Além disso, o aplicativo irá enviar para cada usuário menor de 18 anos uma notificação na caixa de entrada, com o resumo semanal do tempo de tela utilizado durante os últimos 7 dias. O limite de 60 minutos foi definido por pesquisas realizadas no Laboratório Digital Wellness, do Hospital Infantil de Boston.

As novas ferramentas juntam-se as já presentes no aplicativo voltados para contas de adolescentes. Por exemplo, usuários de 13 a 15 anos têm suas contas configuradas com privadas por padrão, permitindo a escolha do que compartilhar, quando e com quem, além disso, o envio de mensagens está disponível somente para contas de usuários maiores de 16 anos. 

Até o momento estes são os recursos de bem-estar implementados no aplicativo:

  • Limites diários de tempo de tela personalizados: os pais e responsáveis poderão usar a Sincronização Familiar para personalizar o limite de tempo diário de tela para os adolescentes, incluindo a escolha de diferentes limites de tempo dependendo do dia da semana. Essa nova função oferece às famílias mais opções para combinar questões como horários escolares, intervalos de férias ou viagens.
  • Painel de controle de tempo da tela: o TikTok acrescentou o painel de tempo da tela do aplicativo para a Sincronização Familiar. O painel fornece resumos de tempo no aplicativo, o número de vezes que o TikTok foi aberto, e uma discriminação do tempo total gasto durante o dia e a noite. Uma pesquisa recente do TikTok indica que o tempo de tela é um dos tópicos que os pais discutem com mais frequência, e a plataforma quer apoiar os responsáveis a orientar os adolescentes.
  • Notificações silenciosas: as notificações ajudam as pessoas a permanecerem conectadas, mas há momentos em que é importante não ser acionado. Por isso, o TikTok acrescenta uma nova configuração que permite aos pais definir um cronograma para silenciar as notificações para contas de adolescentes. Aqueles entre 13 a 15 anos já não recebem notificações a partir das 21h e contas de pessoas de 16 a 17 anos têm notificações desativadas a partir das 22h.

Sobre o autor

Samuel Zadoque
Samuel ZadoqueProfessor, músico, amante da arte, da cultura geek e de tecnologias em geral, sempre buscando dar o meu melhor em tudo o que faço e buscando inspirações em tudo a minha volta. Acredito numa acessibilidade geral do conteúdo.
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: