Rock in Rio promove campanha de limpeza “Lixo no Lixo, Rio no Coração”
A organização do festival do Rock in Rio 2013 promoveu nesta quinta-feira (29), mais uma edição da campanha “Lixo no Lixo, Rio no Coração”, de conscientização sobre a limpeza urbana. A ação aconteceu em três pontos da cidade: no Centro, em Copacabana, na Zona Sul, e na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Promotores do evento, voluntários, e estudantes da faculdade Estácio de Sá, distribuíram 40 mil sacolas de lixo TNT, próprias para usar no carro e orientaram motoristas para não jogar lixo pela janela dos veículos.
Diante de faixas e bandeiras estendidas nos sinais de trânsito, motoristas mostraram que estavam dispostos a aderir a ideia e receberam as sacolas de lixo e a orientação dos garis. A gerente de projetos especiais do Rock in Rio, Juliana Silleman, destacou a boa receptividade do projeto social, que tem a parceria também do programa da Prefeitura do Rio, o “Lixo zero”, que multa os cidadãos que jogam lixo na rua. Juliana destaca que o carioca não gosta do título de nona cidade mais suja do mundo, por isso, devem fazer o melhor para melhorar essa imagem.
Houve também uma ação com banhistas em Leblon, Ipanema e Arpoador, na Zona Sul, que mostrou a importância de o frequentador das praias criar o hábito de não deixar lixo na areia. Além disso, aconteceu uma "motociata" com faixas e bandeiras entre as praias do Leme e do Pontal. No próximo sábado (31), será realizada a última etapa da campanha de conscientização, antes do festival, com um mutirão de limpeza pelas trilhas e conscientização dos frequentadores do Parque Nacional da Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Diário 24 Horas com informações G1