Bruce Springsteen será "estudado" em curso de Teologia nos EUA

Bruce Springsteen será "estudado" em curso de Teologia nos EUA
Carol Souza
Por Carol Souza

Em sua grade, a Universidade Rutgers, em Nova Jersey, nos EUA, oferecerá um curso diferente em sua graduação em Teologia. O novo curso estudará as referências bíblicas inclusas nas canções do músico Bruce Springsteen.

Com duração de um semestre, o curso abordará a carreira de Bruce "The Boss" desde o início em 1973 até o último álbum, lançado no ano passado.

O responsável pela ministração do curso será o professor Azzan Yadin-Israel, que já ministra os cursos de literatura rabínica no departamento de estudos judaicos. Segundo o jornal The Guardian, o professor explicou que "o curioso é que Springsteen se refere mais às histórias do Antigo Testamento do que o Novo Testamento".

"Em um nível literário, Springsteen retrata figuras e histórias bíblicas em as encaixa na paisagem americana", disseAzzan. "Teologicamente, eu diria que os temas dominantes são a redenção – cruzando o deserto e entrando na Terra Prometida – e o lado sagrado do dia a dia. Springsteen tenta trazer o poder dos símbolos religiosos que normalmente estão isolados em uma realidade transcendental do mundo onde vivemos. Nos últimos álbuns, ele também falou muito abertamente sobre fé", explicou.

A Universidade não é a primeira a incluir a análise de músicas de Springsteen em seus cursos e estudar a influência do músico na história dos EUA. Em Princeton, uma das mais famosas universidades dos EUA, há um curso de Sociologia e em Rochester há um curso de História que incluem Bruce e a classe trabalhadora dos EUA em seus estudos.

Sobre o autor

Carol Souza
Carol SouzaAmante do cinema, dos livros e apaixonadíssima pelo bom e velho rock n'roll. Amo escrever e escrevo sobre o que amo. Ativista da causa feminista e bebedora de café profissional. Instagram: @barbooosa.carol
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: