Na última sexta-feira (16) o longa "The Captive", dirigido pelo canadense Atm Egoyan e com Ryan Reynolds interpretando o papel de protagonista, aparecendo um tanto mais dramático do que o usual, foi exibido no Festival de Cinema de Cannes pela primeira vez, e recebido com pouquíssimo entusiasmo foi até mesmo vaiado ao final da sessão!
A trama trás uma história baseada em um fato real, o desaparecimento de uma criança no Canadá por conta da distração de sua mãe, como Egoyan explicou em entrevista coletiva, tendo sito todo rodado no inverno canadense, na zona das cataratas do Niágara.
Reynolds interpreta o pai da criança, que perde contato com a filha pouco antes de a mesma desaparecer. O sequestrador, interpretado por Kevin Durand, se mostra ciente de que sua atitude é errada, e o policial, vivido por Scott Speedman, ao longo da trama passa a suspeitar do envolvimento do pai no crime, sem nenhum tipo de evidência.
São homens "que vivem com as consequências de seus erros" em um mundo como o atual, "no qual tudo pode ser observado", o que traz certo ar de irrealidade à trama, explicou o cineasta canadense.
Foi precisamente o fato de o sequestro separar a família, já que a mãe responsabiliza o pai pelo sumiço de sua filha, que atraiu Reynolds ao projeto, além do fato de poder trabalhar com Egoyan. "Parece-me fascinante como eles podem se separar e enfrentar os fatos com mecanismos tão diferentes", assinalou Reynolds.
Apontada como a única originalidade marcante, a trama traz os homens se sentindo culpados e não as mulheres, enquanto a história se desenvolve em dois espaços de tempos diferentes, o do momento do sequestro e oito anos depois.

