Miguel Falabella se irrita com proibição em musical

Musical estreou na última segunda-feira, 13, em São Paulo.

Miguel Falabella se irrita com proibição em musical
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Miguel Falabella leu uma carta em protesto antes da sessão para convidados do musical Memórias de um Gigolô na última segunda-feira, 13, em São Paulo. O motivo foi a decisão definitiva de Flavio Bretas Soares, juiz da Infância e Juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que proibiu a participação dos atores mirins Matheus Braga, de 13 anos, e Kalek Figueiredo, 10, no espetáculo. Com as bocas tapadas por fitas que formavam um X, os dois garotos entraram no palco do Teatro Procópio Ferreira ao lado de Falabella.

O juiz entendeu que os garotos, que se revezavam no papel, conviviam com linguagem inadequada para sua idade, o que poderia prejudicar seu desenvolvimento psíquico. Com isso, Falabella, autor da adaptação da obra de Marcos Rey, foi obrigado a modificar o espetáculo.

"Uma das razões alegadas foi que a de que o personagem usava a palavra 'masturbação' no texto, e que isso poderia prejudicar o desenvolvimento psíquico dos menores. O teatro, senhor juiz, muito pelo contrário, ensina esses dois jovens talentos a dominar a língua, a se expressar com clareza, a aguçar o raciocínio e a olhar o mundo com os olhos da poesia. E o teatro musical ainda por cima lhes ensina a música", disse Falabella, lendo o discurso.

"Se a sua intenção era a fama, pois que seja feita a sua vontade. O senhor ganhou uma patética e tristonha citação na história do teatro brasileiro, mas tomando emprestado as palavras de Darcy Ribeiro, eu lhe diria que não gostaria de estar no lugar quem lhe venceu. Um agradecimento especial a esse maravilhoso elenco, que lutou com afinco para o ensaio de última hora", finalizou. (Estadão Conteúdo)

No texto da peça a palavra "masturbação" fez com que o juiz julgasse o linguajar impróprio. Assim, Falabella subiu com a dupla com fita adesiva na boca para mostrar seu descontentamento com a decisão. Matheus Braga, de 13 anos, era um dos integrantes do elenco. No palco, ele aparece à direita de Falabella.

Matheus, inclusive, usou seu Facebook para falar sobre a impossibilidade de continuar no espetáculo. "Infelizmente foi novamente negado o Alvará para a minha participação no espetáculo de Miguel de Sousa-Aguiar Musical Memórias de um Gigôlo, o mesmo foi considerado ter uma 'SUPOSTA LINGUAGEM INADEQUADA', onde poderia prejudicar o meu 'DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO'...Uma pena, quem perde são todas as Crianças, o Público e o Teatro Brasileiro. Hoje será estréia para convidados, estarei lá prestigiando todos, já que a classificação etária é de 10 anos. (13/07/2015). ‪#‎LutaContraACensuraDoTrabalhoArtisticoInfantil‬", desabafou ele, usando uma imagem de censurado.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: