'Atual e sincero', diz Bonfá sobre show da Legião Urbana em Florianópolis

Ele, Dado Villa-Lobos e Paula Toller sobem ao palco neste sábado (12). 'Tenho uma lembrança carinhosa de Santa Catarina', diz baterista.

'Atual e sincero', diz Bonfá sobre show da Legião Urbana em Florianópolis
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Impossível falar em rock brasileiro sem mencionar Legião Urbana. O grupo retorna aos palcos com formação especial para comemorar os 30 anos do primeiro disco e passa por Florianópolis neste sábado (12). Em tom pouco saudosista e bastante otimista, Marcelo Bonfá, um dos fundadores da Legião Urbana, falou em entrevista exclusiva ao G1 Santa Catarina.

Para o show em Florianópolis, a convidada especial é a cantora e compositora Paula Toller, voz da banda Kid Abelha, também sucesso nos anos 80. Ela entra na segunda parte do espetáculo e promete reproduzir clássicos ao lado dos integrantes. Os ingressos para o show já estão no sexto e ainda podem ser comprados pela internet.

Ao todo serão cerca de 25 shows nesta turnê comemorativa que, aliás, não se trata de um retorno definitivo. A banda foi uma das precursoras do rock no Brasil na década de 80 e teve como líder um dos símbolos mais icônicos e geniais da música brasileira: Renato Russo. Da formação original ficam Marcelo Bonfá, na bateria, e Dado Villa-Lobos, nas guitarras. No vocal quem assume é o ator André Frateschi, fã assumido da banda.

Confira abaixo a entrevista com o baterista Marcelo Bonfá.

G1 SC - O que o público pode esperar do show?

Bonfá - Vamos tocar em lugares onde nunca antes tocamos. Do começo da Legião até agora a tecnologia mudou muito. É um show muito atual, com muito conteúdo sincero. É uma forma de manter vivo um trabalho feito em grupo. É muito gratificante participar disso.

G1 SC - Qual sua relação com Santa Catarina?

Bonfá - Cada público é um público. Sempre fomos muito bem recebidos em todos os lugares. Mas tenho uma lembrança carinhosa de Santa Catarina: eu, Dado e Dinho (do Capital Inicial) e mais alguns amigos, saímos de Brasília numa excursão quando tínhamos dezesseis ou dezessete anos. Acampamos na Praia da Conceição, em Bombinhas. Ainda guardo a
imagem de um lugar bonito, povo legal, um conceito moderno de cuidar das coisas.

G1SC - A Legião é até hoje sentida como porta-voz dos sentimentos de muitas gerações. Como você enxerga isto?

Bonfá - Era uma mensagem de jovem para jovem. Estávamos todos vivendo a mesma coisa. Fazíamos música sobre a realidade daquela época, dos anos 80, que acaba muitas vezes se confrontando com os dias atuais. Músicas como "Que País é Este" e "Perfeição" expressam isso muito bem.

G1 SC- Como você enxerga a música nos dias de hoje? Acredita que ela consiga cumprir o mesmo papel de antes?

Bonfá - Não vejo a força política na música de hoje em dia. Quem faz isso agora é a internet. Sabe, a música vai além de coisas

pré-estabelecidas. Hoje vejo novos músicos muito sensíveis e talentosos. As coisas estão numa transformação de dentro para fora.

G1 SC - Por falar em transformações, como você enxerga o momento político em que estamos vivendo?

Bonfá - Damos um passo para frente e dez para trás, mas em algum momento devemos dar um grande passo para frente porque nosso povo é especial. Nosso país é grande, miscigenado. A intolerância não pode ter espaço aqui. Economicamente falando estamos falidos em função de uma política desestruturada, mas somos um povo ainda bastante novo. Precisamos evoluir.

G1 SC - O público é rotativo, muda. Como você vê o público da Legião hoje em dia?

Bonfá - Fico feliz em olhar pra frente do palco e ver um público jovem, misturado. Me enxergo neste público porque falamos da mesma coisa. Me sinto tendo a mesma idade espiritual que eles.

G1 SC - Para finalizar, quais teus projetos para o futuro?

Bonfá - Estamos produzindo um disco de música de alambique. Para isso, lançamos uma campanha de financiamento coletivo. Serão 10 músicas e meu filho, João Pedro, participa deste projeto ao meu lado. (Fonte: G1)

Legião Urbana em Florianópolis

O projeto especial em homenagem a Legião Urbana chega à Florianópolis neste sábado, 12 de dezembro. O encontro está marcado para acontecer na Devassa On Stage, rod. Maurício Sitotsky Sobrinho, 2.500, Jurerê Internacional. Para valores de ingressos e outras informações: (48) 30285900.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: