Paola Carosella, jurada do "MaterChef", esbraveja com Lucas em rede nacional

Os dois trocaram farpas na internet

Paola Carosella, jurada do "MaterChef", esbraveja com Lucas em rede nacional
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Se você acompanhou a segunda edição do “MasterChef Brasil” sabe muito bem que a jurada Paola Carosella havia convidado o cozinheiro Lucas, por quem nutria um grande apreço, para fazer um estágio em seu renomado restaurante, o Arturito. Também deve saber que o rapaz, apesar de ter aceitado o convite, se quer chegou a iniciar o trabalho, o que deixou a Chef bem ressentida. No reencontro de ambos, durante a exibição do “MasterChef  Especial de Natal”, ela não perdeu a chance e deu um belo puxão de orelha no rapaz, que ao tentar se explicar recebeu um “Zip it” como resposta.

Paola realmente gostava muito de Lucas, ela chegou a chorar quando o participante foi eliminado do programa, e a desfeita foi demais para que pudesse suportar calada. O cozinheiro aceitou o convite e desapareceu sem ao menos dar uma satisfação ou desculpa. Ao ver o jovem durante as gravações do programa especial ela disparou: “Se você escolhe trabalhar com uma colega, levanta o telefone e avisa. Porque eu abri uma vaga na minha cozinha para você com as mesmas condições dos meus cozinheiros”.

Ele tentou justificar a gafe, mas Carosella não quis saber de desculpas e fez com que ele se calasse. Inconformado com a bronca em rede nacional, Lucas desabafou sua frustração na internet em forma de carta aberta dizendo que aquilo havia sido desnecessário e que recusou o estágio por problemas de locomoção, devido a distância entre São Roque, local onde reside, e a cidade de São Paulo, onde está localizado o restaurante.

Leia na íntegra a carta de Lucas:

“Todos sabem que, ao ser eliminado do MasterChef, fui convidado pela Paola Carosella para estagiar no Arturito, assim como fui convidado para ser treinado pelo Jacquin. Foram duas oportunidades fantásticas e queria muito poder aproveitá-las. Mas infelizmente não acabou acontecendo. Um dia após minha eliminação ir ao ar, no dia 19 de agosto, encontrei a Paola na Band e conversamos sobre o estágio. Ela pediu para que eu mandasse um email para agendarmos uma entrevista, e assim fiz. Ela me passou uma lista de condições para que eu pudesse estagiar com ela, as quais achei muito justas. Fiz a entrevista com o sócio dela e a responsável pelo RH de seus restaurantes. A remuneração seria de R$600,00 mensais para eu trabalhar de segunda a sexta das 18h00 as 24h00, o que eu também achei muito justo, a maioria dos estágios de cozinha pagam muito menos que isso. Mas surgia aí um problema, eu sou de São Roque, cidade do interior de SP e teria que me mudar para São Paulo, e com o salário do estágio e sem poder fazer eventos seria impossível. Falei com o sócio dela que precisava me estabilizar financeiramente para poder mudar para São Paulo e que o procuraria assim que o fizesse, o que eu planejava que ocorresse entre outubro e novembro, eles estavam cientes desse planejamento.

O tempo passou e eu não consegui me mudar para São Paulo, eu não sou mais um moleque de 18 anos que pode depender financeiramente dos pais. Nesse período eu conheci uma participante da primeira temporada que trabalha com a Bel Coelho, e que cogitou a possibilidade de eu estagiar com a Bel. A agente da Bel entrou em contato comigo e me convidou para estagiar com ela em um evento e eu prontamente abracei, fui muito bem recebido por toda a equipe e adorei a experiência. Aí, surgiu a possibilidade de estagiar no Clandestino, que é o restaurante da Bel Coelho e que funciona uma semana por mês e eu abracei também. Com ela, não tenho remuneração financeira, mas, devido ao horário, tenho a possibilidade de voltar para São Roque após o estágio e ainda tenho a flexibilidade de continuar fazendo os eventos, que é o que eu faço para sobreviver.

Hoje foi ao ar uma grande bronca, aonde a Paola diz que eu sequer telefonei para avisá-la que não faria o estágio, e sim, eu não avisei, pois eu ainda pretendia me resolver até o final de novembro e começar o estágio. O programa foi gravado no dia 22 de novembro, o que me deixava dentro do prazo de respondê-la se aceitaria ou não. Ainda vale a pena dizer que antes das gravações desse especial de natal, eu cruzei com o sócio dela pelos corredores da BAND e disse que precisávamos conversar e ele prontamente me respondeu com um: “Quando você quiser.”

E não, eu não sou obrigado a estagiar com a Paola, nem com o Jacquin e nem com ninguém. A Paola é uma grande cozinheira, na qual eu ainda me inspiro muito, e não é uma boa cozinheira por estar sendo jurada de um reality show gastronômico, ela é porque é. A Bel não é jurada do MasterChef, mas também é fantástica, e segue uma linha de cozinha pela qual eu venho me interessando muito. Ela não me recebeu com champagne e holofotes, ela me recebeu como um estagiário, lá eu lavo louça, limpo forno, passo pano no chão e faço tudo que for preciso fazer. Achei a bronca completamente desnecessária, acho que qualquer problema que tivéssemos poderia ser resolvido em uma conversa a parte ou em uma troca de emails, não em um programa assistido por milhões de brasileiros, e eu não teria nenhum ressentimento se esse puxão de orelha acontecesse em uma conversa reservada, mas não, infelizmente o sensacionalismo falou mais forte. Não sou estrela, não me inscrevi no MasterChef para ser famoso e muito menos para ser estrela, eu me inscrevi por acreditar no sonho de ser cozinheiro. Entrei no programa como Lucas, saí como Lucas e continuo sendo o mesmo Lucas de sempre, não usei máscaras e nem criei personagem durante o programa.

Só sei que eu sempre me inspirei muito no Anthony Bourdain, que escreveu um livro e que em alguns capítulos citava alguns motivos para não fazer televisão, agora eu me inspiro ainda mais nele!”.

Após ler a carta aberta publicada na internet, Paola resolveu se pronunciar também. Ela afirmou que o rapaz havia se reunido com seus funcionários, combinado uma data de início para o estágio e nunca mais apareceu, se quer ligou para dizer que não queria mais. “Se tinha tantas desculpas, não bastava um simples e-mail”, afirmou a dona do Arturito. “Achei que ante tanta coisa dita tinha que me pronunciar. Porque as meias verdades são quase mentiras... Esta é a troca de emails que tive com Lucas em 24 de Agosto de 2015. Ele foi na reunião com Valeria nossa RH e o meu sócio e falou que começaria a finais de Outubro pois tinha alguns eventos e festas para fazer. Nunca apareceu, nunca ligou e nunca mandou email”, E não parou por aqui.

“Aqui não tem ego ou raiva ou vingança ou nada do que se fala que eu fiz em rede nacional. Se trata de verdades e de que Master Chef é ótimo programa de TV. com todas as nuances e caraterísticas de um programa de TV. vai ter exageros, edições, musicas, luzes, egos, sensacionalismo, choros bonitos, raivas, doçura, amores e outros temperos. Se eu não me engano, a única coisa que falei para o Lucas foi, se vc não vai cumprir com o compromisso que vc falou que iria e, se a vaga está aberta esperando por vc e não para outros, e se vc vai trabalhar com uma amiga colega querida, avisa, levanta o telefone e avisa, manda email e avisa, não avisar esta errado tanto para mim como para a Bel. Morar longe não é desculpa para não mandar um email falando por exemplo...... o "zip it " é por que tanta explicação na hora errada não serve para nada. Se tinha tantas desculpas, não custava um simples email. Mas não. Nada. silêncio... Alguns dos meus cozinheiros que trabalham comigo ha mais de 8 anos, moram realmente muito longe, e não falam, nem falaram em redes nacionais radios e revistas que iam trabalhar no Arturito. Eles acordam de manhã cedo, pegam o ônibus, trabalham e voltam para casa, anonimamente todo santo dia. Assim como eu o fiz por muitos anos, mais de 20. O Lucas falou para muitas revistas jornais radios sites blogues canais de TV que estava já quase trabalhando comigo. Quando eu chorei na saída do Lucas e ofereci a ele o estagio, me tornei um amor de pessoa, quando eu de forma ironica lembrei que, se alguém te oferece algo de verdade, de forma seria, profissional, verdadeira, e vc decide não aparecer, o ideal sería avisar, me transformo no ser mais cruel, soberbo, arrogante e inmundo da terra. Interesante como passamos de um extremo a o outro sem nada no meio”. Desabafou.

Paola também publicou os e-mails que trocou com o participante do “MasterChef Brasil”. Acompanhe a conversa:

"Email do Lucas. 24 de Agosto de 2015

Olá, chef.

Que dia podemos conversar sobre o estágio? Estou muito disposto a trabalhar e absorver todo conhecimento que a senhora puder me passar.

Grande abraço.

Minha resposta. 2 horas depois

Ola Lucas

Estava esperando o seu email.

Vou te pedir para marcar uma conversa com o meu socio Benny e a Valeria, que cuida do nosso RH. com eles primeiro para falar sobre algumas carateristicas que pedimos para os nossos estagiarios, de compromiso comportamento etc.
Para alinear tambem horarios, dias, e o praço do teu estagio.
Eu sugiro um compromiso mínimo de 3 meses, que voce cumpla de forma impecavel. sem faltas, sem chegadas tarde, sem dores de barriga nem gripes.
A cozinha de verdade é assim.

Apos o prazo de 3 meses cumplidos de forma impecavel, sentamos para conversar sobre outras possibilidades.
Se voce não cumplir os 3 meses, ou se faltar, ou tiver chegadas tarde frequentes ou uma postura não correta avaliada pelo meu chefe de cozinha então damos por terminado o stagio.

Acho que assim é justo.

Outra coisa importante Lucas, eu não gosto muito de badalação no meu restaurante, entro e saio a escondidas e não gosto de tirar fotos ou de ficar no salão fazendo fotos ou brincando de estrela... te peço o mesmo.

Não sería justo para os meus cozinheiros anónimos que trabalham comigo a anos e de sol a sol, que de repente apareça um menino que por que é famoso, rouba a escena ou fica fazendo fotos com os clientes.
Isto não é permitido e te peço que voce o respeite.

Se a imprensa te procurar para falar sobre o estagio, te peço que as respostas sejam alineadas com o meu socio Benny antes de voce falar qualquer coisa.

Tudo isto que parece chato, não é mais do que proteger o nosso trabalho e a tua experiencia.

Para que seja o mais fiel a realidade possivel, e assim voce poder ver se todo esse teu tempo no Master chef teve um sentido ou não. Se a gastronomía é a tua vida ou não.

Eu espero que sim.

Te desejo o melhor.

A Valeria vai entrar em contato para marcar um encontro com vc.

Por favor nos envia um numero de telefone tbm.

Bjs"

Como podem ver, a lavagem de roupa suja foi feia. Será que após toda essa trocação de farpas, Lucas e Paola se acertarão novamente? Vamos aguardar e ver no que vai dar.

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: