Camila Pitanga se junta aos protestos contra José Mayer, acusado de assédio

Repudiado na país inteiro, ator começa a perder trabalhos e respeito

Camila Pitanga se junta aos protestos contra José Mayer, acusado de assédio
Diário 24 Horas
Por Diário 24 Horas

Em meio a duas promissoras estreias, Novo Mundo e A Força do Querer, a Rede Globo, de maneira alguma, enfrenta um momento de comemoração em sua base, e tudo por causa de uma terrível acusação contra um dos atores que tanto apareceu em produções do canal ao longo de várias décadas. José Mayer, intérprete recente do inescrupuloso vilão de A Lei do Amor, Tião Bezerra, é apontado pela figurinista Sussllem Meneguzzi Tonani como assediador sexual. Em relato recente, ela afirma que o artista chegou a chama-a de "vaca", além de fazer questão de passar a mão em sua genitália, causando um dos maiores constrangimentos de sua vida. Não demorou muito, portanto, para as primeiras manifestações surgirem, sobretudo na web, já que a funcionária da emissora declarou suas indignações e, logo em seguida, o ator fez algumas comparações de suas supostas atitudes com o perfil machista e misógino de seu personagem atual, causando uma revolta generalizada em redes sociais como Twitter, Facebook, entre várias outras.

"É sério que o José Mayer tá dizendo que não foi ele o assediador, e sim o Tião?", dispara uma internauta em publicação realizada na última segunda-feira (3), completamente indignada com a audácia do astro, que na ocasião pediu para as pessoas não confundirem ficção com realidade. A própria cúpula da Rede Globo entrou em defesa absoluta da figurinista, inclusive cancelando o próximo trabalho ao qual Mayer havia sido escalado, mais especificamente na novela que Aguinaldo Silva está escrevendo para a faixa das 21h, onde ele interpretaria Sampaio, par romântico com Lilia Cabral. Uma grande manifestação começou a ser feita no Projac, com venda de camisas pelo valor simbólico de R$ 22, onde aparecem alguns dizeres contrários ao assédio.

Entre os funcionários, podemos ver a presença de grandes estrelas globais, a exemplo de Drica Moraes, Alice Wegmann, Tainá Muller, Luisa Arraes, Mariana Xavier, entre várias outras, incluindo Camila Pitanga, que apesar de não aparecer nas fotos com as colegas de trabalho até então, não demorou muito para utilizar seu perfil oficial no Instagram para publicar uma imagem com as mesmas palavras das peças de roupa vendidas nos estúdios. Os próprios executivos responsáveis por obras televisivas do canal entraram na briga e deixaram bem claro que não vão deixar a acusação passar de maneira leve para Mayer, ao mesmo tempo em que o diretor-geral, Carlos Henrique Schroder, afirma ter se reunido com os principais diretores artísticos contratados pela Globo para garantir o maior apoio possível para Sussllem.

As atrizes Drica Moraes, Sophie Charlotte e Alice Wegmann também aderiram ao protesto contra José Mayer (Foto: Reprodução)
As atrizes Drica Moraes, Sophie Charlotte e Alice Wegmann também aderiram ao protesto contra José Mayer (Foto: Reprodução)

Vale ressaltar que a denúncia feita contra José Mayer já havia sido feito há cerca de um mês, então percebe-se que demorou uma eternidade para atingir valores midiáticos. Segundo a vítima, o ator teria começado com tudo isso há oito meses, quando disparava frases do tipo "você é muito bonita", mas que logo tomaram outras proporções, passando de elogios simplificados a repugnâncias maiores como "imagino seu peitinho", garante a figurinista, ainda em choque com toda a situação.

"Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade", disparou José Mayer na hora de se defender contra as acusações, mas no final das contas deu a entender que, basicamente, houve uma confusão com o seu próprio personagem em A Lei do Amor, novela que acaba de dar lugar a A Força do Querer na faixa das 21h. "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra, não são minhas!", tenta se explicar, mas sem convencer ninguém sobre isso. Atualmente com 67 anos de idade, o ator parece ter entrado em um buraco sem fundo e, acima de tudo, sem possibilidade de volta.

Em entrevista recente, José Mayer negou todas as acusações (Foto: Reprodução)
Em entrevista recente, José Mayer negou todas as acusações (Foto: Reprodução)

Sobre o autor

Diário 24 Horas
Diário 24 HorasEquipe de redação do Portal Diário 24 Horas. @diario24h
Fale com o autor: [email protected]
Conheça nossa redação. Ver equipe.

Escolha do editor

Comentários

O que você achou?
Compartilhe com seus amigos: